Ensino_EnsinoSuperior

UNE e Ubes montam acampamento em frente ao Ministério da Fazenda

O ato é um protesto contra os cortes orçamentários na área da educação

postado em 10/06/2015 13:13
Representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) estão acampados em frente ao Ministério da Fazenda em ato contra o ajuste fiscal e os cortes na educação. Segundo informações da presidente da UNE, Carina Vitral, cerca de 200 estudantes estão no acampados no local.

[SAIBAMAIS] Alguns estudantes estiveram presentes na reunião da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados com o ministro Renato Janine Ribeiro, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (10). Durante a sessão, a presidente da UNE falou sobre o posicionamento contrário aos cortes de verbas e pediu uma audiência com o ministro. Ele ficou de verificar se é possível fazer uma reunião ainda nesta quarta-feira. ;Foi importante mostrar o nosso posicionamento durante a sessão, mas é necessário falar com o ministro para mostrar um diagnóstico mais detalhado sobre os problemas das universidades federais, como por exemplo, a falta de pagamento de tercerizados de algumas instituições;, diz a presidente da UNE.

Os organizadores afirmam que só pretendem sair da frente do ministério após se reunir com o ministro Joaquim Levy. ;A solução para o problema financeiro do Brasil não pode afetar a educação. Os investimentos nas universidades se tornam muito mais necessarios por conta dessa expansão que as instituições tiveram com a ampliação de vagas e construção de outros câmpus. É preciso crescer com qualidade;, opina Carina Vitral.

O movimento intitulado Ocupa Brasília também faz oposição contra a redução da maioridade penal, que está em discussão no Congresso. Representantes da UNE e da Ubes participarão de reunião deliberativa na Câmara sobre o tema na tarde desta quarta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação