SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Educação tecnológica

Projetos de pesquisa estão expostos em reunião da SBPC

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/07/2015 13:50

Portal MEC

Os participantes da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que vai até sexta-feira, 18, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), podem conhecer de perto os projetos de pesquisa aplicada e de desenvolvimento tecnológico que estão em curso nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia de todo o país. Os projetos estão expostos no estande do Ministério da Educação.

 

No total, 11 protótipos, produtos das atividades de pesquisa desenvolvidas em oito institutos federais, estão disponíveis à visitação pública. Todos os trabalhos foram financiados com recursos públicos, por meio da Chamada Pública nº 94/2013 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que destinou R$ 20 milhões para o financiamento de projetos cooperativos de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e da inovação no país.

 

“A inovação tecnológica é uma agenda estratégica”, observa o diretor de desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Luciano Toledo. “Nada melhor que apresentarmos as iniciativas que estão sendo realizadas dentro das instituições da rede, com foco na inovação e no desenvolvimento tecnológico.”

 

Um dos projetos selecionados para a mostra é a Bengala Eletrônica de Baixo Custo. “Nossa proposta foi criar uma bengala que auxilie as pessoas com deficiência visual a desviar de obstáculos aéreos, que estejam posicionados acima da cintura, o que não é possível com uma bengala comum”, explica o pesquisador Francisco Marcelino, professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Segundo Marcelino, o protótipo foi construído com cano de PVC e um sensor de presença, como os encontrados em carros de passeio para manobras de estacionamento. Seu custo de produção é estimado em R$ 52.

publicidade

publicidade