Ensino_EnsinoSuperior

Inscrições para o Fies do segundo semestre começam em 3 de agosto

Ministério da Educação (MEC) publicou regras nesta segunda (27). Chamada dos pré-selecionados está prevista para 10 de agosto

postado em 27/07/2015 14:53
As inscrições para o segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam na próxima segunda-feira (3). As regras para esta edição foram publicadas pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (27). As inscrições vão até as 23h59 de 6 de agosto.
De acordo com o edital, os estudantes deverão se candidatar pelo site do programa para uma seleção por meio de um sistema semelhante ao usado no Sisutec. Na nova plataforma, os estudantes precisarão se inscrever para vagas já definidas pelo próprio MEC, por meio de uma portaria publicada no início do mês que abriu o período de adesão das instituições de ensino. Eles serão selecionados com base na nota do Enem. O estudante somente poderá se inscrever um curso e turno de graduação dentre aqueles com vagas ofertadas no processo seletivo do Fies referente ao semestre.
Podem participar do processo estudantes que ainda não têm diploma do ensino superior e que tenham feito o Enem a partir de 2010, com nota final de pelo menos 450 pontos. Além disso, é necessário comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos. Professores da rede estadual estão isentos de cumprir os três requisitos e pessoas que tenham concluído o ensino médio antes de 2010 não precisam cumprir a exigência de ter realizado o Enem, mas devem se atender aos outros dois requisitos.
A chamada dos selecionados está prevista para 10 de agosto, assim como a lista dos candidatos em espera. Após o resultado, os estudantes pré-aprovados terão até o dia 13 de agosto para concluir o processo de contratação do financiamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação