Ensino_EnsinoSuperior

Estudantes de medicina serão avaliados a cada dois anos

Medida tem como objetivo garantir qualidade dos cursos. Atualmente, os cursos de medicina são avaliados a cada três anos

postado em 26/08/2015 19:46
[SAIBAMAIS]A partir do próximo ano os estudantes de graduação em medicina serão avaliados nos segundo, quarto e sexto anos de curso, para garantir a qualidade da formação médica. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (26) pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Atualmente, os cursos de medicina são avaliados a cada três anos.

A frequência maior nas avaliações detectar com maior facilidade possíveis falhas prejudiciais à formação dos alunos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), além dos alunos, os cursos também serão alvo de uma avaliação mais rigorosa. A partir de março de 2016, todos passarão a receber visitas de técnicos da pasta para a renovação do credenciamento do curso.

A nova diretriz é uma decisão do MEC para certificar a qualidade dos cursos, a adequação às novas diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina e avaliar o cenário de prática na rede de saúde. "É decisão estratégica não dispensar nenhum curso de vista. Não dá para deixar uma brecha. Se deixar uma brecha, o curso pode ficar muito ruim", afirmou Janine.

Desde a criação do Mais Médicos, foram criados 50 novos cursos de medicina em 45 municípios, resultando em 5,3 mil novas vagas. Além disso, também foram criadas 4,7 mil vagas de residência médica. A meta é que, até 2017, sejam criadas 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica para formação de especialistas com foco em áreas prioritárias para o SUS.

Com informações do Ministério da Educação (MEC)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação