SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Ex-alunos de direito na UnB oferecem cursinho gratuito para exame da OAB

Inspirada por modelo norte-americano, associação também quer inserir estudantes da universidade no mercado de trabalho

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 16/09/2015 19:55 / atualizado em 17/09/2015 16:52

Criada em 1997, a Associação dos Ex-alunos da Faculdade de Direito (Alumni) da Universidade de Brasília (UnB) estava com as atividades interrompidas desde 2007. A nova gestão, que teve início em abril deste ano, busca mudar esse cenário. O grupo, formado por seis pessoas, oferece aos estudante de direito um cursinho preparatório gratuito para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As atividades se iniciaram em 12 de setembro, quando os estudantes participaram um simulado. Ministradas por professores de direito ou profissionais da área que já estudaram na Universidade de Brasília, as aulas duram quatro horas e ocorrem aos sábados.

Com previsão para ser lançado em novembro, outro projeto da Alumni é o Primeiro Emprego, em que estudantes da universidade participariam de rodadas para mostrar suas habilidades a escritórios de advocacia de ex-alunos. “É frequente que os escritórios não consigam selecionar um bom profissional, e os alunos recém-formados, por não terem contatos, não consigam se inserir no mercado de trabalho”, analisa o advogado Artur Carrijo, 29 anos, diretor de comunicação da associação. “A ideia é que o aluno não saia da universidade ao Deus dará. Queremos criar um espaço para que ele possa ser conduzido e inserido no mercado trabalho”, define o advogado Ronald Barbosa, 29, presidente da Alumni.

Alumni

Para arrecadar recursos, a associação promove o Baile de Encerramento da Semana Jurídica na sexta-feira (18), em parceria com o Centro Acadêmico de Direito. Os membros também estão discutindo a possibilidade de utilizar um modelo de financiamento semelhante ao endowment com a direção da Faculdade de Direito. ”O endowment é um fundo gerido por uma comissão, que recebe doação de alunos e da comunidade, para o investimento ser revertido em benefício deles, como em seminários, palestras, bolsas”, define Carrijo.

A ideia de resgatar a Alumni surgiu em outubro do ano passado, quando Ronald Barbosa passou as férias na Europa. “Lá, conheci pessoas que falaram das experiências nas Alumni e vi que havia diversos modelos bem-sucedidos. Percebi que existe um espaço nas universidades brasileiras que não é explorado”, conta o presidente da associação.

As associações de ex-alunos são bastante comuns em universidades dos Estados Unidos, que são inspiração para os membros da Alumni. “Usamos principalmente o modelo de Harvard, por ser uma referência no ensino de direito, e também por se aproximar muito do nosso propósito. Queremos criar um ambiente em que os esforços estejam focados no desenvolvimento dos alunos”, diz o diretor de comunicação.

A vontade de restabelecer o vínculo com a universidade é o que motiva os integrantes da Alumni. “Vivenciamos isso na pele: ao nos formarmos, o vínculo com a universidade se rompia e a possibilidade de repassar experiência aos alunos se perdia”, relata Carrijo.

“Entendo que qualquer aluno que seja oriundo do ensino público tem o dever de gerar um retorno, já que contribuinte pagou por aquilo. O compromisso que você pode ter como uma pessoa física é muito baixo. Então uma associação, na qual você cria uma pessoa jurídica, possibilita que eu e mais alunos tenhamos um instrumento para trazer esse retorno a sociedade”, argumenta Barbosa.

Quer participar?
Ex-alunos de direito da UnB que desejarem fazer parte da Alumni podem entrar em contato pelo e-mail alumni.df@gmail.com


Serviço
Baile de Encerramento da Semana Jurídica
Data: 18/9
Local: Boate Q5 Club, no Gilberto Salomão
Horário: a partir das 20h
Ingresso: R$ 150 (individual) e R$ 600 (pacote com cinco ingressos)

publicidade

publicidade