Universidades brasileiras visitam instituições norte-americanas

Participantes conhecerão a infraestrutura de internacionalização de universidades norte-americanas e se reunirão com representantes do governo dos EUA

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/09/2015 12:11 / atualizado em 23/09/2015 13:20

Representantes de relações internacionais de vinte universidades brasileiras vão aos Estados Unidos conhecer a infraestrutura de internacionalização de instituições norte-americanas. A iniciativa, que ocorre de quarta-feira (23) a 3 de outubro, tem o objetivo de aumentar o número de estudantes norte-americanos no Brasil. A programação inclui visitas a instituições em Los Angeles, Phoenix, Tucson, Pittsburgh, Boston, Richmond e Washington D.C.

Antes de partir para território norte-americano, os participantes se reunirão em São Paulo na Feira Education USA, na quarta-feira (23). Lá, discutirão desafios e oportunidades para internacionalização do ensino superior no Brasil com representantes de 90 universidades dos Estados Unidos.

Durante a passagem pelos Estados Unidos, os representantes brasileiros conhecerão 18 universidades por meio de visitas guiadas. Além de se informar sobre as estruturas físicas, como alojamentos e centros de recepção para alunos internacionais, eles também poderão discutir temas como oferecimento de aulas em inglês, equivalência e transferência de créditos e desenvolvimento de currículo.

Em Washington D.C., os participantes se reunirão com representates do governo dos EUA. A visita se encerra com a participação no Generation Study Abroad Summit. Promovido pelo do Instituto de Educação Internacional (IIE), o evento visa estabelecer novas parcerias para duplicar o número de estudantes americanos estudando no exterior até o fim desta década.

O programa foi concebido pela Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) em parceria com 100 mil Unidos pelas Américas, iniciativa do presidente Barack Obama criada para aumentar as oportunidades de intercâmbio educacional entre os Estados Unidos e o Hemisfério Ocidental.

Confira as universidades brasileiras participantes da visita:

Universidade de Brasilia

Universidade Federal do Amazonas

Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal da Bahia

Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do ABC

Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Itajubá

Universidade Federal do Espirito Santo

Universidade Estadual de Goiás

Universidade Estadual de Feira de Santana

Universidade de Fortaleza

Instituto Tecnológico da Aeronáutica

Unicamp – Universidade Estadual de Campinas

Unesp – Universidade Estadual Paulista

Pontifica Universidade de Campinas

Universidade do estado do Rio de Janeiro

Grupo Ser Educacional