Ensino_EnsinoSuperior

UFJF lança campanha "Libera meu xixi" em combate a transfobia

A iniciativa é combater a transfobia em espaço públicos, com de adesivos colados nas entradas de banheiros do campus

postado em 25/11/2015 20:18

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta quarta-feira (25) a liberação do uso de todos os banheiros da instituição por qualquer pessoa, independente do gênero. A iniciativa, chamada "Libera meu xixi" se espalha pelos banheiros de todo o campus, em combate da transfobia em espaços públicos. A campanha traz adesivos colados nas entradas dos banheiros.

Campanha foi adotada nesta quarta-feira (25) em todos os banheiros do campusSegundo o Vice-reitor no exercício da reitoria, Marcos Chein, ;com a iniciativa, a UFJF atende as demandas do movimento estudantil e abraça a causa, acolhendo e respeitando todas e todos os estudantes, independentemente de questões de gênero e quaisquer outras diferenças;. Ele destaca que a recente criação da Diretoria de Ações Afirmativas reforça a preocupação da Administração em combater todas as formas de preconceito e discriminação.

Para a diretora de Ações Afirmativas da UFJF, Carolina dos Santos Bezerra, a adoção da medida é reflexo do respeito da instituição à diversidade e aos diferentes modos de ser e estar no mundo. ;O principal objetivo é criar dentro da Universidade um ambiente que aceite, acolha e respeite as várias orientações, e as formas que as pessoas são e se enxergam no mundo;. Carolina ressalta que esta é uma vitória que, além de tudo, ainda contempla as demandas da classe estudantil.

A ideia do projeto surgiu em São Paulo, após os idealizadores, Carol Ferrare, Thiago Ferrare e Gabriela Alves, presenciarem uma situação bastante constrangedora em uma festa, na qual um segurança impediu uma mulher transexual de usar o banheiro feminino. Desde então, a página no Facebook Libera meu xixi, destinada ao movimento, vem ganhando mais visibilidade e ampliando a discussão em torno do assunto.

Em março deste ano, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República publicou resolução número 12 do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoções dos Direitos de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais, que recomenda o uso de banheiro e uniforme escolar de acordo com a identidade de gênero.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação