SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Vestibular dos  povos  indígenas no Paraná  será realizado neste semana

A  Universidade Federal do Paraná destina dez vagas suplementares para indígenas de todo o Brasil 

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/12/2015 16:41 / atualizado em 07/12/2015 17:08

Estudantes indígenas  concorrem, nos dias 10 e 11 deste mês, a  10 vagas em diferentes cursos de graduação nas universidades estaduais e na Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do XV Vestibular dos Povos Indígenas  do Paraná. Neste ano, o processo seletivo ocorrerá na Universidade Estadual de Londrina (UEL), que, conforme sistema de rodízio entre as  oito universidades participantes desta política, será a universidade-sede do vestibular.


As universidades estaduais destinam seis vagas para indígenas do Paraná e a UFPR, dez vagas para indígenas de todo país. Todas as vagas são suplementares, ou seja, não são contabilizadas no vestibular regular das instituições. 

 

Os testes  serão sobre conteúdos básicos do  ensino  médio, conforme descritos no Manual do Candidato. No dia 10, os candidatos passarão por prova oral de Língua Portuguesa e no dia 11 farão a prova discursiva de redação e prova objetiva, composta por 40 questões, de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna ou Língua Indígena (Guarani ou Kaingang), Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.

 

O gabarito provisório das questões objetivas será liberado a partir das 17h do último dia de provas, com prazo de dois dias para recursos. A lista com os aprovados sairá no dia 18 de janeiro de 2016, a partir das 17h. Os registros acadêmicos  devem ser realizados de acordo com o calendário de cada instituição.  Desde  o início do programa (em que ano) a UFPR  já formou 17 estudantes indígenas.   Outros 34  ainda estão matriculados em  cursos de graduação  da instituição, todos  egressos do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná.  

 

Para mais detalhes acesse o Edital da prova ou no Manual do Candidato.

 

Confira as universidades envolvidas no XV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná:

 

publicidade

publicidade