SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Três alunos de Brasília são premiados em concurso de monografias

Competição promovida pelo Ministério da Defesa tem como objetivo estimular jovens a produzirem conhecimento científico sobre segurança nacional

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/12/2015 20:38 / atualizado em 10/12/2015 13:54

Jéssica Gotlib /Especial para o Correio

Gilberto Alves/Ministério da Defesa
Giovanni Roriz Lyra Hillebrand, do Centro Universitário de Brasília (Uniceub), apresentou trabalho sobre a participação de empresas privadas em conflitos armados. A intenção do jovem era pesquisar como a tendência à “privatização da guerra” afeta o papel do Estado no cenário internacional, desde a soberania até a percepção da população sobre o processo decisório. O brasiliense ficou em segundo lugar no concurso e levou R$ 8 mil de prêmio.

O primeiro lugar foi para Giovanna Kuele, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que pesquisou as atividades de inteligência em operações de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Outras duas brasilienses, Lorena Bitencourt Madureira, da Universidade Católica de Brasília (UCB), e Bruna Maria de Almeida Araújo, do UDF Centro Universitário, foram premiadas na competição. Lorena, 7ª colocada, escreveu sobre a política de segurança nacional do governo Lula (2003 a 2010) e o impacto dela na política externa brasileira. Em 8º lugar, Bruna falou sobre cooperação aeroespacial entre Brasil e Argentina.

Esta foi a segunda edição do Concurso de Monografia sobre Defesa Nacional (CMDN). Ao todo, foram inscritos 42 trabalhos de estudantes do ensino superior de todo o país das áreas de ciências humanas, sociais aplicadas e afins.

Confira na imagem abaixo a lista dos oito primeiros classificados.

 

 

publicidade

publicidade