SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Educação superior

Professora Maria Valéria Costa toma posse na reitoria da Ufal

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/01/2016 19:13 / atualizado em 21/01/2016 19:15

Portal MEC

 

“A interiorização vai mudar o desenvolvimento das macrorregiões do estado, porque a universidade traz formação de talentos, atrai investimentos, parcerias com o setor privado, novas oportunidades, pesquisa”, afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante a cerimônia de posse da nova reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Maria Valéria Costa Correia, nesta quinta-feira, 21.

 

Criada em 1961, a Ufal conta com oito campi, nos municípios de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Rio Largo, Penedo, Santana do Ipanema e Viçosa. A universidade oferece 113 cursos de graduação, 37 de mestrado e 13 de doutorado. Com a expansão promovida por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a universidade também ampliou o número de ingressos, de 2.190 vagas em 2003 para 5.528 em 2015.

 

Mercadante também destacou a participação das instituições federais de educação superior na formação de professores para a educação básica. “Nós temos um grande desafio na formação de professores na educação básica, principalmente na área das ciências exatas, as universidades federais vão ter que ajudar muito nessa área”, afirmou.

 

Currículo – Maria Valéria Costa Correia é graduada em serviço social pela Ufal, tem mestrado e doutorado em serviço social pela Universidade Federal de Pernambuco e é pós-doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como diretora da Faculdade de Serviço Social da Ufal e coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais. É professora da graduação e do programa de pós-graduação em serviço social da universidade. Tem experiência na área de serviço social, com ênfase em políticas sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: controle social, política de saúde, serviço social, conselho de saúde e gestão e financiamento de políticas públicas. O mandato da reitora é de quatro anos.

publicidade

publicidade