SIGA O
Correio Braziliense

BASQUETE »

UniCeub/BRB se mantém perto do G-4

Time brasiliense ganha do São José, em jogo adiado do NBB, e volta a dividir o quarto lugar com o Basquete Cearense

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 19/02/2016 18:30

Tiâo Martins

No dia seguinte à queda para a quinta posição no Novo Basquete Brasil (NBB), o UniCeub/BRB venceu o São José, no estado de São Paulo, por 87 x 81. As equipes se enfrentaram na manhã de ontem — a partida estava inicialmente marcada para quarta à noite, mas um temporal em São José dos Campos deixou o Ginásio Lineu de Moura sem energia. Por isso, a Liga Nacional de Basquete (LNB) adiou para as 11h de ontem.


Na vitória, o UniCeub/BRB teve a volta do ala-pivô Guilherme Giovannoni, ausente desde 31 de janeiro devido a dores provocadas por uma lombalgia. O capitão contribuiu com 15 pontos (83,3% de aproveitamento) e seis rebotes. O cestinha foi o armador Fúlvio (23), que ainda deu sete assistências para pontos contra sua ex-equipe.


O técnico Bruno Savignani teve três desfalques. Os alas Arthur e Pilar e o pivô Ronald. O primeiro foi vetado ainda no aquecimento, com dores estomacais. Pilar deixou a quadra no segundo quarto, ao tomar uma pancada na coxa, e Ronald ainda se recupera de caxumba. “Jogar aqui nunca é fácil, nunca foi. Mas não deixamos de lutar, de brigar. Os atletas mostraram mais uma vez a força do grupo e o quanto estão determinados a seguir o que eu peço a eles”, elogiou Bruno.


O triunfo deixou os brasilienses novamente empatados com o Basquete Cearense na tabela, no quarto lugar. “Vamos corrigir algumas coisas para o próximo jogo. Ainda precisamos melhorar a nossa defesa”, avaliou o ala-armador Jefferson Campos. Maior pontuador do UniCeub/BRB em duas das últimas três partidas, Fúlvio teve o posto de cestinha ontem dividido com Jamaal, do São José. O norte-americano ainda distribuiu cinco assistências.


Nem a pontaria irregular do perímetro impediu a vitória brasiliense. O time do DF teve aproveitamento de apenas 26% nas bolas de três pontos: converteu seis de 23 tentativas. No entanto, os nove jogadores que entraram em quadra pontuaram — quatro deles fizeram mais de 10: Fúlvio (23), Giovannoni (15), Deryk (12) e Cipolini (11). Dos 21 jogos disputados nesta temporada do NBB, os brasilienses venceram 14.


O próximo compromisso do UniCeub/BRB está marcado para Brasília, no Ginásio da Asceb (904 Sul), no domingo. O adversário será a Liga Sorocabana, às 11h. Em seguida, o elenco viaja a Barquisimeto, na Venezuela, onde disputa as semifinais da Liga das Américas, entre os dias 26 e 28.

Escolha as estrelas
A Liga Nacional de Basquete (LNB) abriu, ontem, votação popular para definir os elencos do Jogo das Estrelas do Novo Basquete Brasil (NBB). Pelo site jogodasestrelas.lnb.com.br é possível escolher, até 11 de março, os 12 atletas do NBB Brasil e do NBB Mundo. Os cinco mais votados serão os titulares. Quatro jogadores do UniCeub/BRB concorrem às vagas: Deryk, Fúlvio, Guilherme Giovannoni e Ronald. Mogi das Cruzes sediará o evento em 19 e 20 de março.