SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Audiência pública contra cancelamento de bolsas do Pibid ocorre amanhã (24)

A reunião é uma forma de repúdio à decisão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que corta bolsas de iniciação à docência

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/02/2016 17:31 / atualizado em 23/02/2016 17:44

O Senado Federal recebe nesta quarta-feira (24), às 10h, a audiência pública em repúdio à decisão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), que cancela bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O anúncio, feito em 18 de fevereiro, desliga bolsistas que completam 24 meses no programa e elimina as cotas de bolsa aprovadas para as instituições.

De acordo com uma carta enviada à Presidência da República pelo Fórum Nacional do Pibid, após reunião de emergência do diretório nacional do programa, a decisão excluirá mais de 45 mil bolsistas do programa. “Os bolsistas excluídos não serão substituídos e os formadores do programa serão dispensados. São 5,9 mil escolas públicas desligadas de um programa que funciona e dá bons resultados. É o fim de 314 projetos em andamento”, indigna-se Gicele Cervi, vice-presidente do fórum do Pibid, da Universidade Regional de Blumenau (Furb).

Foram convidados para a audiência o Ministro da Educação Aloízio Mercadante; o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Capes, Carlos Nobre; o membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luís Dourado%u037E o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), Belchior de Oliveira%u037E a presidente do Fórum Nacional do Pibid, Alessandra Santos de Assis, entre outros.

O Pibid é uma iniciativa que oferece bolsas de iniciação à docência a alunos de cursos presenciais que façam estágio nas escolas públicas e que, depois de graduados, lecionem na rede pública. Com o programa, é feita uma ligação entre a escola, a educação superior e os sistemas estaduais e municipais.

publicidade

publicidade