SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Educação superior

Reitor da Ufes é reconduzido ao cargo em solenidade no MEC

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/03/2016 18:54

Portal MEC

 

“A Universidade Federal do Espírito Santo tem formado uma elite intelectual, científica e empresarial importante para a base de políticas sociais. Isso mostra sua pujança em um estado considerado pequeno.” Com essas palavras, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reconduziu ao cargo, nesta quarta-feira, 23, o atual reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte. A solenidade, realizada no Ministério da Educação, foi acompanhada por familiares do reitor, além da vice-reitora, Ethel Maciel, e representantes de departamento da instituição.

 

O físico Reinaldo estará à frente da reitoria por mais quatro anos, durante o quadriênio 2016–2020. O reitor é um dos principais atores do processo de evolução da Ufes. O balanço dos últimos 12 anos da universidade mostra que a instituição de ensino superior passou de 13, 5 mil estudantes para 24 mil. Nesse período, o número de cursos de pós-graduação subiu de 19 para 57, sendo que os de doutorado de 5 para 27.

 

A produção de conhecimento na Ufes tem pesquisas de ponta para o país. Na área de saúde, a universidade produz kits de teste para aids com preços mais em conta e pesquisa uma vacina contra a dengue. Na engenharia o destaque é um carro autônomo para ser conduzido por pessoas com deficiência visual. Em robótica está em desenvolvimento uma cadeira para pessoas com deficiência, comandada por ondas cerebrais.

 

“A parceria e o processo de interlocução permanente com o Ministério da Educação contribui para esse crescimento significativo”, avalia o reitor. Reinaldo está na universidade desde 1974, quando ingressou como estudante, época em que teve participação ativa nos movimentos estudantis e pela democracia. Sua trajetória como professor começou em 1979 e registra passagem pelos departamentos de física e química, além de atuação como vice-reitor e reitor Pro tempore.

 

A portaria de recondução foi publicada no Diário Oficial da União em 14 de março, em atendimento à lista enviada em 22 de outubro de 2015 pelo Colégio Eleitoral da Universidade, constituído pelos conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão; e de Curadores. A lista tríplice de candidatos a reitor e vice-reitor para o quadriênio 2016–2020 foi elaborada a partir do resultado da pesquisa realizada junto à comunidade acadêmica em dois turnos, nos dias 22 de setembro e 6 de outubro.

 

Confira aqui o currículo do reitor Reinaldo Centoducatte

publicidade

publicidade