SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Hélio José defende liberação de recursos para reforçar segurança da Unb

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/04/2016 19:26

Agência Senado /

 

O senador Hélio José (PMDB-DF) destacou, nesta quarta-feira (13), a situação de insegurança que afeta a Universidade de Brasília (UnB). Ele citou casos de ameaças, furtos, sequestros, estupros e até homicídios ocorridos dentro dos campi. Para reduzir a violência, o parlamentar sugere a liberação de verbas para garantir mais vigilância e iluminação.

 

A escuridão nos pontos de ônibus,  blocos de ensino, ciclovia e estacionamentos foi apontada por Hélio José como um dos principais estímulos para a insegurança, com vários registros de carros arrombados. Também por falta de iluminação nas áreas externas, segundo ele, os centros acadêmicos, salas de uso comum e até banheiros são utilizados para outros fins.

 

O senador também ressaltou a pouca presença de guardas para fazer a vigilância do local permitindo a “livre circulação de marginais”. Ele recordou o assassinato da estudante de Biologia, Louise Ribeiro, em março deste ano, dentro de um laboratório da universidade.

 

Ao lamentar a violência na instituição que é renomada na América Latina, com mais de 30 mil alunos, 5 mil professores e funcionários, e mais de 250 cursos em quatro campi, o parlamentar – que é ex-aluno da UnB – apontou a solução.

 

Ele quer se somar às iniciativas da reitoria para reforçar a segurança. Para tanto, cobra a liberação de recursos de emendas que apresentou na bancada parlamentar do Distrito Federal no Congresso, da qual é coordenador.

 

— A nossa bancada aprovou nos últimos dois orçamentos cerca de R$ 25 milhões para a UnB, especialmente para aplicar na substituição da energia convencional pela eletricidade obtida pelas placas solares fotovoltaicas. Por isso, me comprometo a ir junto com o reitor ao Ministério da Educação e tentar liberar esse recurso para que tenhamos uma situação melhor e mais tranquila para os pais e os alunos.

publicidade

publicidade