SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

UnB libera gabarito oficial; candidatos têm até amanhã para recursos

As respostas definitivas serão divulgadas em 7 de julho e, nos dois dias seguintes, será possível trocar a opção de curso com base nas notas de corte divulgadas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Marcelo Ferreira/CB/D.A Press


Os mais de 20 mil candidatos que participaram do vestibular da Universidade de Brasília (UnB) no último fim de semana já podem conferir o gabarito preliminar oficial. O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) divulgou as respostas dos itens fim da tarde de ontem (veja o quadro). O prazo para o candidato que quiser interpor recurso começa hoje, às 9h, e vai até as 18h de amanhã.

O professor de química Aurélio Venturelli, presidente do Vestibular Cidadão, considera que a prova de ciências exatas, aplicada no domingo, teve grau de dificuldade entre médio e difícil. Os itens dessa disciplina predominaram, como em edições anteriores, mas foram menos do que em edições passadas, cerca de 40. Ele destaca que a prova deste ano tinha muitas pegadinhas — questões que traziam o texto todo correto e apenas uma palavra que as tornava erradas.

Com base no que foi discutido com outros docentes que resolveram as questões, ele acredita que em torno de três a cinco itens dessa parte da prova possam ser questionados durante o período de recursos. Caso algum seja deferido, a pontuação correspondente ao item será atribuída a todos os candidatos e treineiros, independentemente de terem recorrido ou não.

O cálculo da pontuação da prova, disponível no edital, é complexo e varia de acordo com o curso. Mas, mesmo com o escore bruto que o candidato conseguirá aferir da correção com o gabarito oficial, é possível ter uma noção das chances de ser aprovado em cada curso. Para quem quer medicina, por exemplo, acertar de 80 a 100 itens no segundo dia é o ideal, de acordo com Venturelli. A média dos concorrentes costuma ficar entre 30 e 40 pontos.

A estudante Thais Fehr, 20 anos, não quis checar gabaritos extraoficiais, deixou para conferir apenas com o divulgado pela própria instituição. O objetivo era evitar a ansiedade. Ela cursa geofísica na UnB, mas decidiu mudar de curso e fez a prova novamente para o de medicina veterinária. “Eu achei o primeiro dia bem conteudista, mas tranquilo. No segundo dia, achei que variaram pouco as matérias cobradas e estava difícil. Ou você sabia o conteúdo ou não conseguiria resolver a questão. Não tinha como interpretar”, diz. Para ela, algumas questões apresentavam ambiguidades e são passíveis de recurso. Depois de olhar o gabarito preliminar, ficou contente com o número de questões que acertou.

A vez do Enem
Depois dessa maratona de provas, o estudante já precisa se preparar para a próxima. “Após o vestibular, não temos muito tempo a perder, porque já começa a preparação para o Enem”, alerta Aurélio Venturelli. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado em 5 e 6 de novembro este ano, ou seja, restam menos de cinco meses de preparo para a prova que avalia todos os conhecimentos adquiridos no último ciclo da educação básica. Os cursinhos costumam ter um recesso em junho e no mês seguinte já começam o preparatório para o exame nacional.

“A oferta de vagas da UnB agora no meio do ano é muito baixa. Só um pequeno número de alunos vai ingressar, principalmente os que estão buscando um curso de alta concorrência, como medicina, direito, engenharia civil e elétrica”, reforça César Berçott. Ele destaca que o candidato deve estar ciente disso e não desistir. “É importante que ele siga em frente e não desista, continue estudando e se preparando. Não é hora de parar.”






De olho nos prazos

Confira as datas das divulgações dos gabaritos e para interposição de recurso

A partir das 9h de hoje até as 18h de amanhã — Prazo para interposição de recursos contra os gabaritos oficiais preliminares dos itens tipos A, B e C

24 de junho, a partir das 19h — Divulgação do resultado provisório dos itens do tipo D e da redação

A partir das 9h de 25 junho até as 18h de 26 de junho — Prazo para interposição de recursos contra o resultado provisório dos itens do tipo D e da redação

7 de julho, a partir das 19h — Divulgação dos gabaritos oficiais definitivos dos itens dos tipos A, B e C e da consulta individual de desempenho

11 de julho, a partir das 17h — Resultado da primeira chamada

Como apresentar o recurso e acompanhar as divulgações: pelo site www.cespe.unb.br/vestibular/vestunb_16_2

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

publicidade

publicidade