SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Quatro universidades brasileiras estão entre as 10 melhores

Em ranking das melhores universidades da América Latina, Universidade de Brasília (UnB) é a 4ª brasileira mais bem colocada e 9ª no placar geral

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/06/2016 13:48 / atualizado em 16/06/2016 20:06

A lista divulgada pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) sobre as melhores universidades da América Latina aponta quatro instituições de nível superior do Brasil entre as 10 primeiras colocadas. O levantamento é publicado anualmente e considera 3 mil instituioções, classificando as 900 melhores. A Universidade de Brasília (UnB) aparece em 9º lugar e é a quarta melhor brasileira.

 

Segundo o decano de Graduação, Mauro Luiz Rabelo, de 2013 a 2016, a UnB saltou 12 posições no raking. "A universidade merecia esse reconhecimento, pois isso mostra o grande esforço acadêmico da instituição", comemora. 

 

A Universidade de São Paulo (USP) aparece em 1° lugar, mesma colocação que ocupava no ranking do ano passado. Em 2° lugar, está a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); na 5ª colocação, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Confira as 10 melhores

  1. Universidade de São Paulo (USP) - BRA
  2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - BRA
  3. Pontificia Universidad Católica de Chile (UC) - CHI
  4. Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) - MEX
  5. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - BRA
  6. Universidad de Chile - CHI
  7. Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey - MEX
  8. Universidad de los Andes - COL
  9. Universidade de Brasilia (UnB) - BRA
  10. Universidad Nacional de Colombia - COL

 

Confira o ranking completo no site da US.

 

Lista mundial

No ranking mundial, que aponta as melhores universidades de todo o mundo, a USP aparece na 143ª colocação, a melhor posição alcançada pelo Brasil. O Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) e a Universidade de Harvard, ambas dos Estados Unidos, aparecem na 1ª e na 2ª colocação, respectivamente.

 

Outras instituições do Reino Unido, Suiça e, novamente, Estados Unidos, completam o top 10. Entre as universidades dos países que formam o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o nosso país ocupa a 9° colocação com a USP.

 

As universidades de Tshinghua, Peking e Fudan, todas da China, estão no pódio. A Unicamp aparece em 12°, a UFRJ, em 25°, e a UnB em 53º lugar. Todos os rankings divulgados e os critérios para a escolha das melhores universidades, podem ser acessados no site: www.topuniversities.com

publicidade

publicidade