Ensino_EnsinoSuperior

Novidade no vestibular da UnB

Sistema que permite troca de curso entra no ar pela primeira vez

postado em 30/06/2016 18:14
Weryk Kuhl está confiante no resultado e ficará de olho na divulgação do desempenho individual

Na próxima semana, das 8h de 8 de julho às 20h do dia seguinte, a Universidade de Brasília (UnB) disponibilizará, pela primeira vez, o SisUnB, que permitirá ao candidato que fez o vestibular trocar a pré-opção de curso. ;Acho muito bom o estudante ter a oportunidade de repensar a sua escolha depois de receber o desempenho na prova;, afirma o decano de Ensino de Graduação da UnB, Mauro Rabelo. Segundo ele, o sistema é simples e guiará com precisão o candidato que optar por fazer a alteração. Ele precisará entrar na página www.cespe.unb.br/vestibular/vestunb_16_2 e logar com CPF e senha, assim como fez no momento da inscrição. O sistema vai mostrar o desempenho nas provas e as notas que o candidato alcançará nos cursos de grupo 1 e 2, que têm pesos diferentes.

Em seguida, o participante vai visualizar a pré-opção feita na inscrição, com curso, turno, câmpus e sistema de concorrência. Essa última é a única que não poderá ser alterada. Com esses dados em mãos, ele terá acesso a uma tabela com os argumentos mínimos e máximos em cada graduação, feita a partir das pré-opções dos demais candidatos. Diferentemente do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), essas informações não serão atualizadas ao longo do período de mudança. Mesmo assim, o candidato poderá alterar mais de uma vez a opção de curso. Valerá a última que ele fizer. Para quem não se manifestar, o sistema considerará a pré-opção na hora de gerar o resultado da primeira chamada, que sairá em 11 de julho. Essa é uma forma de aproximar as avaliações da UnB ao processo do Sisu. ;Estamos trazendo a cultura do Sisu para os processos da universidade;, afirma Rabelo.

O estudante Weryk Kuhl, 19 anos, está confiante no resultado do vestibular, no qual escolheu engenharia de produção como pré-opção. ;Eu fui bem, como eu esperava. Agora, estou só aguardando o resultado;, relata. Mesmo assim, ele diz que vai entrar no novo sistema para conferir o desempenho. Caso o argumento que obtiver não seja suficiente para a aprovação ou esteja muito perto da nota de corte, ele pretende mudar a opção para um curso que tenha como base conhecimentos relacionados à área de exatas, como matemática, química ou física.

PROUNI e fies
resultados disponíveis

Já está disponível o resultado da segunda convocação do Programa Universidade para Todos (ProUni), no site siteprouni.mec.gov.br. Os selecionados têm até amanhã para comparecer à instituição de ensino responsável e apresentar a documentação. Quem não foi chamado ainda pode aderir à lista de espera, que ficará aberta entre 8 e 11 de julho. Já o resultado da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será divulgado hoje, pelo site fiesselecao.mec.gov.br, e os candidatos que não forem selecionados serão automaticamente inscritos na lista de espera.

INSCREVA-SE
preparatório para o enem


O curso preparatório gratuito Vestibular Cidadão está com inscrições abertas para o segundo semestre de 2016, com foco na prova do Enem. Os interessados têm até as 23h59 do próximo sábado para fazer a inscrição, preenchendo formulário on-line. São ofertadas 120 vagas, metade no turno noturno e a outra, no vespertino. A seleção dos candidatos terá prova objetiva e entrevista. A taxa de inscrição é de R$ 10. As aulas começam no fim de julho, de segunda a sexta e aos sábados. Mais informações sobre datas, prazos e critérios de seleção estão disponíveis no edital, pelo link goo.gl/aDrHpA, e na página do cursinho no Facebook.

IGUALDADE DE GÊNERO
PReMIação NACIONAL


Estão abertas até 19 de julho, às 18h, as inscrições para o 11; Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. Estudantes do ensino médio, de mestrado e de doutorado, escolas e secretarias de Educação podem inscrever redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismo. Informações: www.igualdadedegenero.cnpq.br.

cursos de línguas
Inscrições abertas


As inscrições para os cursos de inglês, francês e espanhol oferecidos pelos Centros Interescolares de Língua (CILs) do DF poderão ser feitas da próxima segunda-feira até 22 de julho. As vagas são restritas a alunos da rede pública que estejam cursando a partir do 6; ano do ensino fundamental. A ficha de inscrição ficará disponível no site www.se.df.gov.br.

VOCÊ VIU?

ESPELHOS DE REDAÇÃO DO ENEM LIBERADOS


Estão disponíveis para vista pedagógica os 5.631.606 textos corrigidos dos participantes do Enem de 2015. Desses, 104 obtiveram nota máxima ; mil pontos. Outros 53 mil foram anulados e receberam nota zero. O candidato pode saber qual foi o resultado em cada uma das cinco competências avaliadas e comparar o desempenho com o dos demais participantes. Para conferir a performance, acesse www.inep.gov.br.

PROJETO PREVÊ ISENÇÃO NO PAS


A isenção de taxa de inscrição no Programa de Avaliação Seriada (PAS) da UnB poderá ser ampliada para todas as etapas do ensino médio. O governo de Brasília encaminhará à Câmara Legislativa do DF projeto de lei que, se aprovado, dará isenção a alunos da rede pública do DF que comprovem renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham frequência de, no mínimo, 75% nas aulas ministradas até a inscrição no programa.

NÃO SE ESQUEÇA

SIMULADO NACIONAL ATÉ DOMINGO
Sistema que permite troca de curso entra no ar pela primeira vez
O prazo para responder ao segundo simulado oficial da plataforma de estudos Hora do Enem (imagem), do Ministério da Educação, começou no último sábado e vai até as 20h do próximo domingo. Para participar, é preciso se cadastrar e aguardar a liberação do simulado on-line. Acesse horadoenem.mec.gov.br.
SIMULADO DO DF EM 6 E 7 DE JULHO

O simulado do Enem organizado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) ocorrerá na próxima semana, em 6 e 7 de julho. Cada estudante fará a prova na própria unidade. Para os alunos da rede pública, ela será aplicada no turno da aula. Já os da particular responderão o teste a partir da 13h15. Informe-se na sua escola sobre como será a avaliação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação