Ensino_EnsinoSuperior

Universidades podem ser polos de promoção de indústrias locais

Existem hoje no Brasil 1.300 campi universitários, sendo 900 públicos e o restante, privado

postado em 30/06/2016 18:37
O ex-ministro da Fazenda Paulo Roberto Haddad destacou que universidades e centros de ensino superior podem gerar projetos locais de promoção industrial.

Ele participou de palestra sobre ;Modelo integrado de desenvolvimento regional: ciência e tecnologia;, promovida pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (30).

Especialista em Ciências Econômicas, Haddad também afirmou que, para haver desenvolvimento, é preciso haver inconformismo e participação da sociedade no desenvolvimento de soluções.

Segundo o ex-ministro, o Brasil é um mosaico de regiões e está crescendo nas áreas industrializadas, nas áreas de agronegócio e nas regiões petrolíferas. Enquanto isso, municípios do Nordeste e do Norte brasileiro têm PIB per capita mais de 30% menor que a média brasileira.

;O capitalismo sabe crescer, mas não sabe dividir;, observou. Ele considera essencial a inovação tecnológica e a promoção de arranjos produtivos locais para o desenvolvimento das regiões brasileiras.

Centros de desenvolvimento
A palestra faz parte de estudo proposto e relatado pelo deputado Vitor Lippi (PSDB-SP). A ideia do deputado é formular propostas e construir metodologias para que as universidades possam ser centros de planejamento e desenvolvimento local regional.

;Só podemos melhorar a produção e geração de riqueza por meio do conhecimento;, disse. ;A universidade tem o conhecimento, os jovens mais bem preparados e tem perenidade ; algo essencial para o planejamento;, acrescentou. Segundo Lippi, hoje existem no Brasil 1.300 campi universitários, sendo 900 públicos e o restante, privado.

Integração aos setores produtivos
O deputado licenciado Ariosto Holanda propôs a criação da ;sociedade universitária para estudos regionais;, para integrar as universidades aos setores produtivos. Já o representante da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Carlos Frees, afirmou que as universidades brasileiras devem ser centros de experimentação e de desenvolvimento de projetos estruturantes.

Para o vice-presidente da Associação Nacional de Promoção de Empreendimentos Inovadores, José Alberto Aranha, por sua vez, as universidades podem preparar lideranças locais para promover os arranjos produtivos dessas regiões específicas. ;O locus do desenvolvimento é a cidade;, observou.

A técnica da Confederação Nacional dos Municípios, Zione Assis, salientou que o foco no desenvolvimento local depende da questão financeira. ;Algumas cidades não têm internet ainda;, lembrou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação