SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

UFRB divulga processo seletivo para indígenas e remanescentes quilombolas

O interessado precisa ter concluído o ensino médio para concorrer às 44 vagas em 31 cursos de graduação. A avaliação será feita pelas notas do Enem 2015. Resultado sairá em 18 de agosto

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/08/2016 17:56

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abriu processo seletivo especial para estudantes indígenas ou moradores de comunidades remanescentes dos quilombos. São ofertadas 44 vagas em 31 cursos de graduação, para ingresso em setembro, no semestre primeiro semestre de 2016, uma vez que a universidade está finalizando o segundo semestre de 2015, por causa de uma greve feita no ano passado.

Para concorrer, os candidatos precisam ter concluído o ensino médio ou equivalente em escola da rede pública de ensino e realizado a edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, o interessado precisa comprovar ser indígena ou moradores de comunidades remanescentes dos quilombos (verificar abaixo). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 16 de agosto, somente pela internet (acesse aqui).

Ao realizar a inscrição, o candidato pode escolher duas opções de curso. A classificação será de acordo com a primeira opção escolhida e a nota - feita a partir da média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem. Caso o candidato tenha tirado zero na prova de redação, será eliminado.

Resultado e inscrição
O resultado será divulgado em 18 de agosto, no site de processos seletivos da universidade (Prosel). Os aprovados devem fazer a matrícula em 23 de agosto, das das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na sede da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (Surrac) no campus da UFRB.

É preciso apresentar a ficha de Inscrição devidamente preenchida e assinada, originais e cópias da carteira de Identidade e CPF; uma foto 3 x 4; certificado de quitação com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino, a partir de 18 anos (Original e cópia); comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, para maiores de 18 anos (Original e cópia); Certificado de conclusão e Histórico escolar do Ensino Médio, expedido por instituições da rede pública de ensino, comprovando que o/a candidato/ cursou integralmente o Ensino Médio em escola pública (Original e cópia). Além disso, os indígenas aldeados precisam apresentar os seguintes documentos: autodeclaração; declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos três lideranças reconhecidas e declaração da Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Para moradores das comunidades remanescentes de quilombos, é necessário ter em mãos a autodeclaração; declaração de sua respectiva comunidade de que o/a candidato/a reside em comunidade quilombola, assinada por pelo menos três lideranças reconhecidas; e declaração da Fundação Cultural Palmares.


Caso haja vagas não preenchidas, será realizada um segunda chamada em 26 de agosto, obedecendo à ordem de classificação.

Confira o edital completo aqui e saiba mais informações no site.

publicidade

publicidade