Estudantes de enfermagem protestam durante contagem de votos para reitor - Eu, Estudante
SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Estudantes de enfermagem protestam durante contagem de votos para reitor

Alunos reivindicam a renovação do contrato que assegura a atuação dos estudantes de saúde nos campos de estágio na região leste do Distrito Federal

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/09/2016 15:15 / atualizado em 01/09/2016 16:39

Mariana Niederauer - Especial para o Correio , Jéssica Gotlib /Especial para o Correio

Enquanto os votos para reitor da Universidade de Brasília (UnB) estão sendo contados, um grupo de estudantes do curso de enfermagem protestam no Centro Comunitário Athos Bulcão. Os manifestantes gritam “tá de sacanagem, tiraram a rede Leste do curso de enfermagem (sic)” em referência aos atendimentos que estagiários do curso fazem na rede pública de saúde, em São Sebastião, Itapoã, Paranoá e Jardim Botânico.

 

Entenda o caso


As demandas dos estudantes de enfermagem estão alinhadas às demandas dos discente de medicina. Os alunos reivindicam a assinatura do contrato entre o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e a implementação do Contrato Organizativo de Ação Pública, Ensino e Saúde (Coapes) que permitirá a regionalização do ensino em saúde no DF e o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade. Eles também reclamam da falta de estrutura, de materiais, e do currículo do curso e pedem que o reitor os ouça.

 

Segundo a estudante do 9º semestre de enfermagem Suellen Alves, 21 anos, esses eram campos de estágio historicamente ocupados por alunos da UnB. No entanto, o contrato com o GDF vai vencer em março do ano que vem e eles temem que não seja renovado.

 

Veja mais notícias sobre educação

 

Os estudantes de enfermagem paralizaram suas atividades hoje para o protesto e irão amanhã até a Secretaria de Saúde do DF tentar falar com o secretário Humberto Fonseca. Segundo Mariana Santana, 22 anos, do 5º semestre, a diretora da Faculdade de Saúde Profª. Maria Fátima de Sousada UnB já tentou contato com o secretário, sem sucesso.

 

Confira o vídeo:

 

 

publicidade

publicidade