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Monitoramento Global

Unesco aponta educação como caminho para construção de um mundo sustentável

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postado em 06/09/2016 18:10

 

Somar iniciativas globais relacionadas à educação, ao desenvolvimento socioeconômico e à preservação do meio ambiente é o que propõe o Relatório de Monitoramento Global da Educação. Apresentado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), nesta terça-feira, 5, o documento aponta soluções para os atuais desafios enfrentados pela humanidade e pelo planeta.

 

Na cerimônia de lançamento, o ministro da Educação, Mendonça Filho, reconheceu que a educação não pode ser uma política social única e isolada, e deve estar integrada com outras políticas sociais para transformar a realidade da população global. “Avaliar e reavaliar as políticas educacionais fazem parte do nosso trabalho. Quando se fala em educação, é necessário um mínimo de unidade”, defendeu.

 

Mendonça defende uma “ação integrada” que envolva estados, governos municipais e o próprio governo federal. “Aliás, é um princípio que eu tenho repetido, de que o espírito do MEC será federalista”, acrescentou.

 

De acordo com o documento, intitulado Educação para as pessoas e o planeta, apenas 70% das crianças em países de baixa renda completarão a educação primária em 2030, um índice que já deveria ter sido alcançado em 2015. Segundo Marlova Noletto, diretora da área programática da Unesco no Brasil, sem educação não há avanço em nenhum dos objetivos propostos pela entidade, como a erradicação da pobreza e do analfabetismo e a igualdade de gênero.

 

“Precisamos repensar a educação e o papel que ela desempenha no bem-estar humano e no desenvolvimento global. A educação tem a responsabilidade de promover habilidades e atitudes e os comportamentos primordiais para o crescimento sustentável e inclusivo”, afirma a representante da Unesco no Brasil.

 

A secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, destacou a importância desse tipo de levantamento para que o MEC dê continuidade às ações e programas que melhoram a qualidade da educação no Brasil.

 

“Há um compromisso do Ministério da Educação de produzir informações relevantes sobre a educação brasileira. Esse relatório de monitoramento global e de uma série de avaliações e de políticas, de programas e de educação, auxilia a todos os interessados e trabalhadores da educação no planeta a entender melhor o que está acontecendo e o que é possível ser feito para melhorar a educação no Brasil e no mundo”, afirmou.

 

Nesse cenário, o MEC tem demonstrado uma preocupação especial com o aumento da qualidade na educação básica. Segundo a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, muitos educadores e jovens rejeitam o modelo de escola que temos, pelo fato de ser desvinculada dos seus projetos pessoais e da realidade brasileira.

 

Fini defendeu a aprovação do Projeto de Lei 6840/2013, em tramitação no Congresso Nacional, que propõe trajetórias curriculares mais atraentes para os jovens brasileiros. “Precisamos acolher os jovens e fazer da escola uma parceira dos seus projetos de vida”, acredita Fini.

 

Conheça a íntegra do Relatório de Monitoramento Global da Educação

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