Ensino_EnsinoSuperior

Avaliação Nacional dos Estudantes de Medicina será em 9 de novembro

Todos os estudantes que ingressaram no curso em 2015 devem realizar o exame. A Anasem é condição necessária para a graduação

postado em 09/09/2016 14:58

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou na portaria n; 483 do Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira (8) a data da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) de 2016, que tem como objetivo monitorar progressivamente a qualidade do ensino de medicina das universidades no Brasil.

[SAIBAMAIS] A primeira etapa do exame será aplicada em 9 de novembro, das 13h às 17h, nas instituições de ensino superior em que os alunos estão matriculados, de acordo com o cadastro no site do Ministério da Educação. Devem realizar a primeira etapa do exame os estudantes que estão cursando o segundo ano ; ingressantes em 2015, independentemente da organização curricular adotada pelas instituições.

Até a próxima quinta-feira (15), o Inep disponibilizará para consulta no site a lista de estudantes que deverão ser inscritos no exame conforme dados informados no Censo de Educação Superior de 2015. É responsabilidade das instituições de ensino disponibilizar a lista dos discentes habilitados à Anasem 2016.

Durante a realização das provas, não é permitido qualquer tipo de consulta ou comunicação entre os candidatos. É condição para diplomação apresentar, no histórico escolar, o registro de frequência nas três etapas da Anasem.

Relembre

Em abril deste ano, o então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou a criação da Anasem nos moldes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). A prova, aplicada pelo Inep, busca avaliar a incorporação de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários a prática médica pelos graduandos durante o processo formativo. Ela será aplicada aos estudantes do segundo, quarto e sexto anos dos cursos e será um componente curricular obrigatório.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação