Ensino_EnsinoSuperior

Mais de 90% dos inscritos no exame participaram da prova

postado em 21/11/2016 18:33

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2016 teve a participação de 90,7% dos inscritos e registrou a menor taxa de abstenção para o primeiro ciclo avaliativo, que compreende as áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins. A abstenção foi de 9,3%, contra 14,1% em 2013, e 19% em 2010. No total, 195.859 concluintes de cursos de graduação de 18 áreas fizeram as provas no domingo, 20.

As áreas de avaliação do Enade são definidas de acordo com o ciclo trienal do exame. Em 2016, participaram os estudantes de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Também foram avaliados os concluintes de cursos de tecnólogo nas áreas de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

[SAIBAMAIS]As maiores abstenções foram registradas em tecnologia de gestão ambiental (23,1%) e tecnologia em radiologia (17,5%). Entre os menores índices, medicina registrou apenas 1,9% e odontologia, 4%. Por unidade federativa, as maiores abstenções ocorreram no Amazonas (20,2%), Roraima (14,3%) e Pernambuco (13,4%). Rio Grande do Sul teve o menor número de ausentes (6,1%), seguido de Rondônia (6,2%) e Ceará (6,4%).

Gabarito

O gabarito das questões objetivas será divulgado na quarta-feira, 23. A data de publicação do padrão de resposta das questões discursivas será divulgada oportunamente.

Todos os participantes têm até o dia 30 próximo para preencher o . O questionário é obrigatório para os estudantes regulares concluintes inscritos no exame. Caso o estudante não o preencha, será considerado irregular e estará impedido de colar grau. Os resultados do Enade, aliados às respostas do questionário, são fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior.

O resumo descrito na .

Histórico ; A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 para avaliar o desempenho dos estudantes em relação ao conteúdo programático previsto nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação; o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Portal MEC

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação