SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Fim de semana tem PAS e Enem: atenção aos locais de prova e horários

Nova data do Exame Nacional do Ensino Médio é somente para alunos que fariam as provas em escolas ocupadas. Já o Programa de Avaliação Seriada terá testes da primeira e da segunda etapa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/12/2016 08:13

Suami Dias/ GOVBA
 
Mais de 8 mil candidatos do Distrito Federal estão aptos a participar da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, no próximo fim de semana. Os portões vão abrir às 12h e serão fechados às 13h, sábado e domingo. A ocupação de escolas em diversas unidades da Federação alterou o cronograma do Enem deste ano. Estudantes tomaram estabelecimentos em protesto contra a medida provisória sobre a reforma do ensino médio e contra a PEC do teto de gastos públicos. A primeira aplicação do Enem aconteceu em 5 e 6 de novembro.

A aplicação do exame será distribuída em instituições de ensino do DF. A verificação do Cartão de Confirmação é de responsabilidade do inscrito, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) envia alertas, via SMS e e-mail, a cada três dias, para quem ainda não acessou o cartão. 
O candidato não é obrigado a apresentar o cartão nos dias de prova, porém o documento traz informações importantes, como o número de inscrição, data, local e horário das provas, opção de língua estrangeira, indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso) e necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver). 

Ansiedade
Morador de Formosa (GO), no Entorno do DF, Lucas Xavier de Barros, 19 anos, concluiu o ensino médio em 2015 e fará o exame pela terceira vez. Ele quer cursar medicina e diz se sentir prejudicado com a mudança nas datas das provas. “A alteração me causou um certo estresse. As aulas do cursinho já tinham encerrado. Mas busquei tirar proveito da situação e retomei os estudos em casa”, conta.

Professor do colégio Galois, Paulo Perez afirma que, na reta final de avaliações importantes, como o Enem e o PAS, não existe um manual pronto de comportamento do candidato. “O que fazer antes do exame depende da necessidade de cada um. Alguns precisam revisar matérias, outros só descontrair”, enfatiza.

No sábado, os estudantes fazem provas de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No domingo o tempo de prova é de cinco horas e 30 minutos. O conteúdo abarca linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. O Inep manteve a data da divulgação das notas prevista para 19 de janeiro de 2017.

Vagas na UnB
A aplicação da primeira e da segunda etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) também será neste fim de semana. A prova objetiva, que vale 100 pontos, contempla questões de artes cênicas, artes visuais, língua estrangeira, biologia, física, filosofia, geografia, história, literaturas de língua portuguesa, língua portuguesa, matemática, música, química e sociologia. Além disso, o candidato deve escrever uma redação que vale 10 pontos.

São oferecidas 4.222 vagas para 2017. Já no primeiro semestre, ingressarão 2.112 estudantes aprovados no PAS, e 2.110, a partir de julho. Desse contingente, 2.373 vagas compõem a reserva aos alunos inscritos no programa de cotas raciais e sociais.

Aluno do 1º ano do colégio Galois, Pedro Afonso Berford, 16 anos, vai fazer o PAS pela primeira vez. Com o intuito de cursar engenharia mecânica ou economia na UnB, ele fez um cronograma de estudos, participou de debates, monitorias, simulados e plantões de dúvidas da escola. “Nesta reta final de preparação, tenho focado nas obras literárias e artigos. Encerro meus estudos na quinta-feira (hoje) para descansar até a prova”, contou.

Gabarito das provas da 3ª etapa do PAS
A Universidade de Brasília (UnB) divulgou, ontem, o gabarito das provas da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS). O exame, aplicado domingo aos estudantes do terceiro ano do ensino médio, é composto de quatro cadernos com 120 questões cada. São eles: Criatividade, Fantasia, Imaginação e Ledor. Os candidatos do PAS concorrem a 50% das vagas ofertadas pela UnB no ano seguinte à última etapa. Ou seja, aprovados nos triênio 2014-2016 entrarão na universidade em 2017; alunos do triênio 2015-2017, em 2018; e aqueles que o fizeram, durante 2016-2018, serão matriculados em 2019.
Tags: provas enem pas

publicidade

publicidade