SIGA O
Correio Braziliense

Prazo para renovação de contratos do Fies termina nesta sexta-feira

Neste segundo semestre de 2016, 1,5 milhão de estudantes devem realizar esse processo e garantir a continuidade do financiamento do curso. Fique atento para não perder o prazo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/12/2016 12:12

Encerra hoje (30) o prazo para a renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A renovação deve ser feita a cada semestre, pela internet, no site do Sisfies. Neste segundo semestre de 2016, 1,5 milhão de estudantes devem realizar esse processo e garantir a continuidade do financiamento do curso.


O pedido de renovação é feito inicialmente pelas faculdades. Em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies. Nos aditamentos simplificados, a renovação é feita apenas com a validação do estudante no sistema. No não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação.

 

O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Após a renovação eletrônica  o estudante que acessou o SisFies e fez o aditamento simplificado deve ir posteriormente na instituição de ensino pegar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula para seu controle. Já aqueles que fizeram o processo não simplificado devem procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade para obter o Documento de Regularidade de Matrícula e levá-lo à agência bancária onde assinou o contrato.

 

O prazo para entrega do documento no banco é dez dias corridos contados a partir do terceiro dia útil após a confirmação eletrônica do aditamento. Após a regularização junto ao agente financeiro, o estudante deverá entregar uma cópia do termo aditivo na CPSA para finalizar o processo. A aditamento não simplificado ocorre em casos como alteração do estado civil do financiado, troca de fiador, transferência de curso ou de instituição de ensino e ampliação do prazo de amortização do financiamento.

 

Agência Brasil