SIGA O
Correio Braziliense

INGRESSO

Consulta de desempenho no PAS sai nesta quinta-feira (5)

Interessados também podem acessar as notas de corte do Programa de Avaliação Seriada, além de alterar opção de campus, curso e turno

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 03/01/2017 19:12 / atualizado em 03/01/2017 19:22

Arte: Anna Soares / Secom UnB

 

Nos dias 5 e 6 de janeiro, os candidatos da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) terão acesso ao desempenho individual na seleção, ao relatório com argumentos mínimos e máximos para cada curso – de acordo com a pré-opção dos participantes – e ainda podem fazer a troca de campus, curso e turno, caso seja de interesse do aluno.

As informações serão disponibilizadas pelo Sistema Informatizado de Seleção dos Cursos de Graduação da UnB (SISUnB), ferramenta inaugurada no vestibular do segundo semestre de 2016 e implementada exclusivamente para os processos seletivos da Universidade.

FUNCIONAMENTO

Para conferir o espelho de desempenho individual, basta acessar o site do Cebraspe e fazer login por meio de CPF e senha já cadastrados no processo. Também estará disponível na página o cálculo da nota de corte para classificação por cursos, de acordo com a pré-opção e o peso das provas de cada um dos grupos aos quais pertencem as graduações.

De posse desses dados, o candidato pode avaliar suas chances de ingresso e repensar sua escolha, sendo possível a troca de turnos ou de cursos para qualquer um dos quatro campi da UnB (Darcy Ribeiro, Gama, Planaltina e Ceilândia). Uma das vantagens é que o candidato pode mudar a opção quantas vezes quiser durante o período em que o SISUnB permitir tal acesso. Para o resultado final, vale o último registro no sistema. Quem não fizer alteração terá sua pré-opção mantida automaticamente. Vale ressaltar que não será aceita a mudança no sistema de concorrência (universal ou cotas) declarado no ato da inscrição.

Para cursos que exigem Certificação de Habilidades Específicas, é necessário que o documento esteja válido para a habilitação de interesse.

 

Arte: Anna Soares / Secom UnB
 


INOVAÇÃO

O SISUnB foi inspirado no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação e será válido tanto para o PAS quanto para o vestibular. Cláudia Garcia, decana de Ensino de Graduação, explica que a inovação tem como objetivo ampliar as oportunidades de ingresso e fazer melhor aproveitamento das vagas disponíveis. “Os candidatos estudam muito para ingressar na Universidade e alcançam bons resultados, mas não conseguem a nota necessária para o curso escolhido. Dar a esses estudantes a oportunidade de escolha em função do seu desempenho é uma medida positiva”, afirma.

A decana lembra que a troca da pré-opção não é garantia de ingresso, já que a nota final de corte dependerá da mobilidade praticada também pelos demais candidatos e, por isso, “é importante que o interessado avalie bem todas as possibilidades”. De acordo com Cláudia Garcia, já estão sendo analisados alguns dados, como fluxo de migração, em relação aos candidatos que ingressaram no último vestibular no segundo semestre deste ano, quando foi implementada a ferramenta. Quanto ao desempenho acadêmico, a decana esclarece que serão necessários cerca de três semestres para que os impactos da mudança sejam avaliados.

O resultado dos aprovados em primeira chamada no PAS está previsto para o dia 9 de janeiro, a partir das 17 horas, e será divulgado no site do Cebraspe.

 

UnB Agência