SIGA O
Correio Braziliense

Educação superior

Pesquisadores de química podem se inscrever para o SciFinder

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/02/2017 19:12

Estão abertas até o próximo domingo, 12, as inscrições para o SciFinder Future Leaders. O programa é uma oportunidade para que estudantes de doutorado e pesquisadores com pós-doutorado participem do encontro anual da American Chemical Society, organização norte-americana que apoia a investigação científica na área de química. O evento se realiza de 14 a 24 de agosto, em Washington, EUA.

 

Entre os benefícios oferecidos aos participantes do SciFinder Future Leaders estão o aumento da rede profissional, por meio da interação com cientistas do mundo todo; desenvolvimento de proficiência no uso do SciFinder e aquisição de habilidades que podem impulsionar a carreira; ampliação de conhecimentos e troca de ideias sobre soluções de pesquisa atuais e futuras; visita a centros de tecnologia e inovação para expansão de conhecimentos sobre desenvolvimento científico.

Esta será a 254ª edição do American Chemical Society National Meeting & Exposition. Além de ser uma ocasião para dar um importante passo na carreira, os pesquisadores selecionados poderão ajudar a definir o futuro da informação científica investigativa em âmbito internacional.

 

Plataforma

O SciFinder é uma ferramenta do Chemical Abstracts Service (CAS), de referenciais com resumos e patentes, oferecida pelo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) à comunidade acadêmico-científica brasileira.

 

A plataforma indexa periódicos científicos que englobam temas como química orgânica, química inorgânica, físicoquímica, química analítica, engenharia química, ciências ambientais, farmacologia, toxicologia, medicina experimental, biologia celular e molecular, genética, bioquímica, microbiologia, enzimologia e outros temas afins. Agrega informações de mais de 61 autoridades de patentes, incluindo patentes anteriores a 1907. São seis bases de dados disponíveis: caplus, registry, chemical reactions, substâncias químicas regulamentadas, chemcats e medline.

 

Acesso

O SciFinder pode ser acessado pela opção buscar base, do Portal de Periódicos da Capes, uma biblioteca virtual que reúne e oferece a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. O portal conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

 

A ferramenta foi criada tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. O objetivo também é reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, o SciFinder é inteiramente financiado pelo governo brasileiro, cobrindo todo o território nacional.

 

Acesse o Portal de Periódicos da Capes

Inscreva-se para o SciFinder

Para acessar o SciFinder pelo Portal de Periódicos

 

Portal MEC