Ensino_EnsinoSuperior

Convênio poderá permitir que estudante de direito atue como conciliador

postado em 22/02/2017 19:15

Pacheco: A proposta visa incentivar a

O deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) apresentou projeto de lei que autoriza os estudantes universitários de direito a atuarem como conciliadores em câmaras de conciliação e mediação (PL 5413/16).

O trabalho de conciliador deverá ser feito com apoio de programas específicos que visem difundir a ;cultura de conciliação;, e que sejam conveniados a tribunais (de Justiça, os Regionais Federais e os do Trabalho).

Os estudantes deverão ser supervisionados por um professor do curso ou por profissional da área jurídica.

O projeto muda o Código de Processo Civil (Lei 13.105/15), que só autoriza a conciliação por profissionais habilitados.

Nova prática
Rodrigo Pacheco explica que o projeto coloca à disposição dos estudantes de direito uma nova vertente da área jurídica, que é a mediação de conflitos por câmaras arbitrais. Com a proposta, ele também quer contribuir para difundir a cultura da conciliação.

;Não se trata de autorizar a realização de conciliação por estagiários, mas, sim, de transformar esse ato processual, que pode ocorrer em qualquer tempo e quantas vezes necessário no curso de um processo, num importante instrumento de mudança da formação de nossos futuros bacharéis em direito;, disse.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação