Pesquisa

Bolsista publica artigo sobre melhorias na gestão hospitalar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 03/03/2017 19:21

Com o objetivo de mapear a gestão de sistemas de informação e tecnologia da informação nos hospitais, o pesquisador brasileiro Antônio José Balloni, que foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação, desenvolveu artigo científico sobre o tema. Agora, o trabalho está prestes a ser publicado pela revista científica Journal of Systemics, Cybernetics and Informatics (JSCI), disponível no Portal de Periódicos da Capes.

 

Balloni, que hoje é pesquisador do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), teve o trabalho aceito para apresentação no congresso The 10th International Multi-Conference on Society, Cybernetics and Informatics, em 2016, nos Estados Unidos. Lá, foi avaliado por seis revisores e considerado entre os 25% melhores do encontro. Pela boa pontuação, seu artigo “An Evaluation of the Management Information System And Technology in Hospitals (GESITI/Hospitals)” foi um dos selecionados para publicação.

 

Por meio do mapeamento dos sistemas, o pesquisador foi capaz de gerar um relatório de pesquisa integrado (RPI) para apoio à gestão dos hospitais. “Este é o principal impacto esperado do trabalho”, afirma. “Com a metodologia, o RPI poderá ser utilizado para uma melhoria significativa na tomada de decisão em âmbito nacional na gestão hospitalar. Isso deve refletir em pessoas – equipes e pacientes – mais satisfeitas, em consequência da qualidade do atendimento.”

 

De acordo com o cientista, a ferramenta prospectiva é multifocal e os resultados variam conforme a realidade de cada hospital. “Um mega hospital de São Paulo, por exemplo, apresentará resultados centrais diversos de um mega hospital de Campinas. Nesse sentido, podemos afirmar que o gestor público ou privado, com base na metodologia e nos resultados obtidos da análise local da pesquisa, poderá definir com segurança os melhores investimentos para aquela região. Os recursos financeiros devem ser alocados para que todo o sistema de saúde seja beneficiado de forma pragmática e sem redundâncias, de modo integrado e assertivo”, explica.

 

Segundo Balloni, a proposta é avançar e produzir um trabalho ainda mais abrangente, com mais participantes do Brasil e do exterior, que contemple análise integrada e comparativa dos resultados obtidos. “É um enorme desafio. Estamos convidando os interessados a nos contatar para saber mais sobre o projeto e aplicarem nossa metodologia. Alguns países, como Eslováquia e Bulgária, já fizeram a aplicação do método”, conta.

 

A concepção do projeto teve início em 2009. A metodologia foi finalizada em 2010, quando foi concluída a parte principal do projeto piloto. Os primeiros resultados (relatórios técnico-científicos) foram produzidos e publicados em 2011.

 

Trajetória

Balloni foi bolsista da Capes em duas oportunidades. Recebeu apoio para um congresso na Grécia, para apresentação do artigo Brazil of the Future: Strategizing with the Socio-Technical Management Approach, e para o pós-doutorado nos Estados Unidos, no Departamento de Políticas Públicas. “O pós-doutorado também gerou um artigo científico que está em avaliação e, se aceito, será quebra de paradigma e poderá ser utilizado em todas as áreas da ciência, em gestão de projetos e outros. As experiências como bolsista da Capes foram extremamente enriquecedoras”, avalia.

 

Periódico

A revista científica JSCI, que vai publicar o trabalho de Balloni no volume 15, número 1, ano 2017, está disponível para acesso pela comunidade acadêmica brasileira no Portal de Periódicos da Capes. A publicação internacional é revisada por pesquisadores e cientistas e é voltada à área de sistemas e tecnologias de informação e assuntos relacionados. Para acessar, é necessário entrar na opção de pesquisa Buscar Periódico.

 

Portal MEC