Educação superior

Ecossistemas brasileiros são o tema de edição especial da RBPG

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 22/03/2017 20:10

Uma reflexão sobre as potencialidades dos ecossistemas existentes no Brasil é o que propõe a 32ª edição da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG). Disponível para consulta no site acessível por meio da página da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a publicação desenvolve esse tema em caráter de edição especial.

 

São 12 artigos que proporcionam ao leitor uma amostra da variedade de enfoques e pontos de vista de importância cada vez mais destacada na atualidade. Os artigos reúnem teorias, conceitos e práticas relacionados a biodiversidade e sociodiversidade. São as seguintes linhas temáticas nas quais os artigos se fundamentam: desenvolvimento econômico e ecossistemas brasileiros; coexistência de ambientes naturais e ambientes agrícolas nos ecossistemas brasileiros; ecossistemas e a recuperação dos recursos hídricos; ecossistemas brasileiros e materiais não convencionais para a construção civil; segurança hídrica e sustentabilidade em regiões semiáridas; urbanização, dinâmica demográfica e desenvolvimento regional nos ecossistemas brasileiros; qualidade de vida e ambiental nas cidades; produção de conhecimento sobre o uso sustentável dos ecossistemas brasileiros: aplicações e políticas públicas; formação de recursos humanos e uso sustentável da biodiversidade nos ecossistemas brasileiros; papel das ciências ambientais para proteção e uso sustentável dos ecossistemas brasileiros; e, por último, papel da pós-graduação na conciliação entre desenvolvimento econômico e conservação da biodiversidade.

 

A edição nº 32 também chama atenção pelo caráter multi e interdisciplinar dos trabalhos publicados, realçando a importância da aproximação de diferentes campos do saber para a produção de conhecimentos sobre as relações entre o homem e o meio ambiente.

 

A publicação

Lançada em agosto de 2004, a RBPG é voltada à divulgação de estudos, experiências e debates sobre a pós-graduação, sua situação, desafios, políticas e programas. De periodicidade quadrimestral, está estruturada em quatro seções: Estudos, Experiências, Debates e Documentos. O envio de artigos pode ser feito durante todo o ano.

 

Com uma média de 15 mil acessos por trimestre, a revista firmou-se como um importante veículo para a disseminação de estudos e debates sobre a pós-graduação. A cada número, são tratados temas variados, como características da formação pós-graduada em várias modalidades, política da pós-graduação, demandas da comunidade científica e ações das agências de fomento. A RBPG desempenha ainda o papel de instrumento privilegiado para o estudo de temas referentes à colaboração científica internacional.

 

A publicação está disponível em todas as bibliotecas e vários centros de informação do país e do exterior, além de se encontrar disponível no portal da Capes.

 

Confira os artigos da revista.

 

 

Portal MEC