[an error occurred while processing this directive] Ministro da Educação visita instituições americanas para ampliar relações - Eu, Estudante
SIGA O
Correio Braziliense

Educação superior

Ministro da Educação visita instituições americanas para ampliar relações

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 04/04/2017 19:45

 

O ministro da Educação, Mendonça Filho, esteve nesta terça-feira, 4, no Miami Dade College – segunda maior instituição de educação superior dos Estados Unidos – e na Florida International University, classificada como uma das universidades com atividade de pesquisa de mais alto nível. O objetivo das visitas do ministro, em missão oficial naquele país, é ampliar as relações na área da educação.

 

"O que vimos aqui é justamente o espelho do que temos no Brasil com os institutos federais. Pode ser uma parceria bastante viável. Ainda temos muito o que conversar e acertar, mas foi um excelente começo", destacou Mendonça Filho, após visita ao Miami Dade College. A instituição foi fundada em 1959; atualmente, tem oito campi e 21 centros de pesquisa, localizados no condado de Miami-Dade. O corpo acadêmico é formado por mais de 6,5 mil colaboradores para atender aos 165 mil alunos.

Os departamentos e escolas da instituição ofertam centenas de cursos em diversas áreas: arquitetura, urbanismo e design; aviação; negócios; educação

 

continuada e desenvolvimento profissional; engenharias e tecnologia; educação; entretenimento e design de tecnologias; direito; culinária; ciências da saúde e enfermagem. "Temos muitos estudantes brasileiros no Miami College. Sem dúvida, são uns dos melhores estudantes que temos", afirma o presidente da instituição, Eduardo Padrón, à frente da direção desde 1995.

 

Pesquisa

A Florida International University é a segunda maior universidade da Flórida e a quarta maior nos Estados Unidos. É uma das instituições de pesquisa de pós-graduação da região e expede mais de 3,4 mil diplomas de graduação acadêmica e profissional por ano.

 

"Temos professores importantes na universidade que são brasileiros e podem ajudar o país na educação. Esse contato é importante e vamos sempre estar aberto a vocês", disse o presidente da instituição, Mark Rosenberg, no cargo desde 2009. Com mais de 40 anos de experiência na educação superior, Rosenberg foi o primeiro professor a chegar à presidência da universidade. O ministro Mendonça Filho também se reuniu com vários professores brasileiros que lecionam na instituição e ouviu deles sugestões para melhorias na educação superior brasileira.

 

A universidade oferta 191 programas de estudo com mais de 280 formações de curta duração em 23 faculdades e escolas. A Florida International University também tem diversos programas de pós-graduação – sendo 81 mestrados, 34 doutorados e 3 graus profissionais – nas áreas de arquitetura, administração de empresas, engenharia, direito e medicina. O número de matrículas em 2014 e 2015 foi de mais de 54 mil, incluindo 7.814 estudantes de pós-graduação.

 

 

Portal MEC