SIGA O
Correio Braziliense

Hospitais universitários

Maternidade em Brasília cria espaço de leitura para pacientes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 05/04/2017 19:26

Três enfermeiras da maternidade do Hospital Universitário de Brasília (HUB) tiveram uma ideia para amenizar o período de internação de pacientes e acompanhantes: criar um cantinho da leitura. A proposta surgiu após perceberem que havia a necessidade de alguma distração e lazer para aplacar os momentos difíceis dos que estão no hospital.

 

Tatiana Silveira, Yácara Pereira e Larissa Rodrigues Pinto perceberam que os dias para essas mães eram longos e, muitas vezes, sofrido. Algumas pacientes chegam a ficar meses internadas no HUB, sem poder sair ou se distrair. Apesar da unidade oferecer terapia ocupacional e psicológica, as três colegas acharam que ajudar com algo mais.

 

“Geralmente, quando as pessoas ficam muitos tempo internadas, elas perdem um pouco da sua identidade. Elas ficam longe da família, estão sob cuidados de pessoas que não conhecem. Então, tem uma solidão. E a gente tentou criar algo que possa suprir isso um pouquinho. A gente sabe que é pouco, mas já temos resultados positivos; elas ficam felizes”, afirma Tatiana.

 

Com o apoio de funcionários e voluntários do hospital, as enfermeiras se organizaram e começaram a levar livros e revistas de casa ou de doação de amigos e a ideia ganhou forma. “Cada uma trouxe um pouquinho. Mas todas nós nos reunimos com a chefia, a administração, a enfermagem, a assessoria de comunicação. Então, todo mundo foi trabalhando um pouquinho e foi trazendo. Até já começamos a receber doações de pessoas de fora”, comemora.

 

A equipe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar do HUB prepara um móvel para organizar os materiais, que ficarão disponíveis na entrada da maternidade. O objetivo é deixá-los acessíveis às pacientes em qualquer dia e horário. Basta pegar e, depois, devolver.

 

Serviço

Quem quiser fazer doações pode levar livros e revistas de temas diversos até o HUB. Após se identificarem, podem ir até a Unidade Materno-Infantil ou deixar na entrada principal com a vigilância, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 16h. O HUB fica na L2 Norte, quadra 605, em Brasília. Mais informações podem ser obtidas no telefone (61) 2028-7232.

 

Ebserh

O HUB faz parte da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação que atualmente administra 39 hospitais universitários federais. A empresa foi criada para, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

 

 

 

Portal MEC