SIGA O
Correio Braziliense

Hospitais universitários

UTI pediátrica em Rio Grande inicia atendimento à população

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/05/2017 19:40

O mês de maio foi marcado pelo início das atividades da nova unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg). O setor recebeu, no último dia 2, a primeira internação.

 

A construção da nova estrutura foi possível por meio de recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf), destinado a revitalizar os hospitais das universidades federais integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Já os recursos humanos foram viabilizados a partir da adesão da unidade à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a consequente realização de concurso público. Com a ativação do serviço, o HU-Furg passa a ter três UTIs: neonatal, pediátrica e geral.

 

Em uma área de 221,70m², o local tem dez leitos equipados com monitores vitais e aparelhos de ventilação mecânica. A equipe multidisciplinar, em treinamento desde dezembro de 2016, é composta por médicos pediatras, enfermeiros qualificados para o tratamento intensivo, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e outros profissionais necessários para os procedimentos assistenciais e administrativos realizados na unidade.

 

A reitora da Furg, Cleuza Dias, lembrou o início da campanha pela instalação da UTI pediátrica e destacou a importância dos repasses do Rehuf, programa gerido pela Ebserh, e do Fundo Nacional de Saúde, de aproximadamente R$ 2,4 milhões. No total, a UTI pediátrica do HU-Furg teve um custo de R$ 4,3 milhões em estrutura e recebeu, ainda, recursos de um grupo de voluntárias, da câmara de vereadores de Rio Grande (RS), da prefeitura municipal e do Ministério da Educação.

 

A superintendente Helena Vaghetti ressaltou o envolvimento da comunidade hospitalar e local na concretização do projeto. “Todos nos envolvemos, participamos e contribuímos para a realização deste que é um sonho para a região”, salientou.

Estatal vinculada ao MEC, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

 

 

Portal MEC