SIGA O
Correio Braziliense

Hospitais universitários

Acordo possibilitará troca de experiências com a França

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 25/05/2017 21:31

Na próxima terça-feira, 30, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao MEC, firmará um acordo de cooperação com a Associação dos Diretores Gerais dos Centros Hospitalares Regionais e Universitários da França. A parceria internacional, com vigência de quatro anos, tem o objetivo de promover o intercâmbio de competências e conhecimentos nas áreas de saúde pública, ensino e pesquisa clínica.

 

Entre as ações previstas no acordo, estão o intercâmbio de profissionais de saúde, estudantes e professores coordenadores de programas de residência médica e multiprofissional; a promoção de palestras e simpósios, com troca de informações e de publicações acadêmicas e participação em congressos; e o incentivo a atividades de formação destinadas a profissionais de saúde, tutores e estudantes de programas de residência médica e multiprofissional.

 

O convênio também possibilitará o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa clínica, que beneficiarão os hospitais filiados à Ebserh, tanto na formação dos profissionais quanto no estímulo aos pesquisadores, possibilitando avanço nas linhas de pesquisa desenvolvidas na rede de hospitais universitários.

 

Para o presidente da estatal, Kleber Morais, a parceria é importante para o fortalecimento de ações de melhoria da qualidade da assistência prestada à população brasileira. “No momento, está em curso a implementação de diversas ações e programas de gestão da qualidade, de segurança do paciente e de humanização da atenção hospitalar. Essas iniciativas impactam diretamente no fortalecimento do cenário de prática para formação dos futuros profissionais da saúde do país”, frisou.

 

A estrutura de saúde da França é composta por Centros Hospitalares Universitários (CHU) e Centros Hospitalares Regionais (CHR). Essas unidades estão localizadas em 30 capitais regionais do país, com diversos hospitais. Os diretores dos centros fazem parte de uma associação (Conference des Directeurs Généraux de CHU) que tem como representante máximo um presidente – o signatário do convênio a ser assinado com a Ebserh.  

 

A implementação se dará por meio de convenções específicas que comporão planos de trabalhos bianuais. Os eventos contemplarão, de maneira detalhada, os temas a serem abordados, as metas, os cronogramas e as responsabilidades das partes. Ao final de cada convenção específica, será feita uma avaliação do plano de trabalho e estabelecida programação para a próxima.  

 

As tratativas para celebração do convênio se iniciaram em outubro de 2016, a partir das primeiras reuniões com o Conselheiro para Assuntos Sociais e Saúde da Embaixada da França. No início de dezembro do mesmo ano, os encontros envolveram autoridades do Ministério da Saúde da França, em Paris. 

 

 

Portal MEC