Pesquisa

Programa vai selecionar projetos para cooperação com a Suécia

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 06/07/2017 19:49

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai selecionar projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e suecos, com o objetivo de fortalecer a cooperação entre instituições de ensino superior ou de pesquisa do Brasil e da Suécia. O programa é uma parceria entre a Capes e a Swedish Foundation for International Cooperation in Research and Higher Education (STINT) e segue as determinações do edital 25/2017, publicado nesta terça-feira, 4.

 

O programa Capes/STINT também pretende estimular a colaboração e o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e suecos, além de fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado e de pós-doutorado.

 

As propostas que atenderem os requisitos descritos no edital devem ser inscritas até 15 de setembro e deverão ser apresentadas simultaneamente no Brasil e na Suécia. No Brasil, as inscrições devem ser feitas junto à Capes pelo proponente a coordenador brasileiro. Na Suécia, as inscrições devem ser feitas junto ao STINT, pelo proponente a coordenador sueco. Propostas que forem apresentadas somente a uma das agências serão indeferidas.

 

As inscrições são gratuitas e admitidas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos. Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do Programa Capes/STINT.

 

Serão selecionados até oito projetos conjuntos de pesquisa mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e disponibilidade orçamentária. As propostas podem ser de qualquer área de conhecimento. O resultado deverá ser divulgado em janeiro de 2018 e o início das atividades em fevereiro do mesmo ano. Os projetos selecionados serão beneficiados com recursos de manutenção do projeto, recursos para missões de trabalho e missões de estudos.