Ensino_EnsinoSuperior

Capes abre inscrições para seleção de projetos internacionais

Portal MEC
postado em 20/07/2017 18:53

Estudantes e docentes de pós-graduação em nível de doutorado sanduíche e pós-doutorado interessados em participar de uma seleção de projetos conjuntos de pesquisa têm até 22 de setembro para inscrever propostas no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Conforme o Edital n; 28/2017, divulgado na quarta-feira, 19, o programa, que apoia o intercâmbio científico, selecionará trabalhos desenvolvidos por grupos brasileiros e portugueses vinculados a instituições públicas ou privadas de ensino superior e/ou de pesquisa.

O edital prevê a seleção de até dez projetos conjuntos de pesquisa, mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e disponibilidade orçamentária. Serão aceitas propostas das áreas de ciências do espaço (engenharia aeroespacial, meteorologia, climatologia, astronomia), transportes (infraestrutura, planejamento, organização e engenharia de transportes e tráfego urbano), direito, ciências da informação, arquitetura e urbanismo, planejamento urbano e regional, ciências ambientais e farmacologia.

Benefícios

Além das missões de estudo e outros benefícios previstos no edital, o programa assegura o financiamento de recursos de manutenção do projeto de até R$10 mil e missões de trabalho ; consistindo, cada uma, na concessão de auxílio deslocamento, auxílio referente a seguro saúde ou seguro viagem e auxílios diários voltados à viagem internacional para um docente/pesquisador doutor da equipe brasileira oficialmente incluído no projeto. A Capes será responsável pelo repasse de recursos, incluindo bolsas de estudos e pesquisa, auxílios e verba de custeio somente para a equipe brasileira do projeto.

Detalhes do bem como o formulário de inscrição, estão disponíveis na

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação