Primeira faculdade particular de Brasília, UDF completa 50 anos

Instituição tem 16 mil alunos de graduação e formou mais de 33,5 mil

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 22/08/2017 18:50 / atualizado em 22/08/2017 20:00

UDF/Divulgação

 

Nesta segunda-feira (22), a primeira instituição de ensino superior particular brasiliense, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), completa 50 anos. Com 33.500 alunos formados ao longo desse meio século, a faculdade tem atualmente 16 mil alunos de graduação em 26 cursos. Em termos quantitativos, direito, psicologia e enfermagem são as formações com maior número de estudantes. Na pós-graduação, são 1.077 matriculados na modalidade lato sensu (especializações) e 40 regulares e 19 especiais no formato stricto sensu (mestrado em direito das relações sociais e do trabalho, com coordenação acadêmica do Maurício Godinho Delgado, ministro do Tribunal Superior do Trabalho). As atividades ocorrem em duas propriedades nas quadras 704 Sul e 904 Sul.


“Como professora e pesquisadora, este momento é de alegria. Acredito na educação como forma de transformação e fico muito feliz de celebrar esses 50 anos e poder dizer que é uma instituição que imprimiu marca de qualidade e excelência entre as famílias brasilienses e no país”, comemora a reitora do UDF Beatriz Maria Eckert-Hoff. Pós-doutora em linguística pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade de Kiel, na Alemanha, ela trabalha no centro universitário desde 2012. Apesar de o curso de direito do UDF ter se consolidado como um dos mais antigos da capital federal (com 49 anos de criação), as primeiras graduações do centro universitário foram contabilidade e administração, bacharelados que completam 50 anos agora.

História
Fundado em 1967 pelo então senador Eurico Rezende e mantido como empresa familiar, o UDF foi adquirido pelo grupo Cruzeiro do Sul Educacional em 2008, mas manteve o corpo docente e o ampliou. Hoje, são cerca de 280 professores. “A aquisição foi de um grupo educacional dos maiores, mas que soube crescer mantendo a pesquisa e a extensão. Isso permitiu ao UDF se rever e se profissionalizar”, pondera Beatriz, doutora em linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com período sanduíche na Escola Superior de Educação de Portugal.


UDF/Divulgação

 

“Com toda a segurança, é uma instituição de tradição que passa por uma transformação necessária e salutar: que é o crescimento com qualidade”, defende ela, que também é mestre em letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada na mesma área pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), a reitora ganhou, em 11 de agosto, a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de comendadora. Na mesma ocasião, foi homenageada a editora-chefe do Correio Braziliense, Ana Dubeux.

 

Envolvimento social
O UDF tem 20 projetos de extensão nas seguintes áreas: desenvolvimento tecnológico; empreendedorismo (com o espaço Conecta); gestão pública; grupos sociais vulneráveis; infância e adolescência; inovação tecnológica; jovens e adultos; questões ambientais; saúde humana; terceira idade. Há ainda centros por meio dos quais estudantes prestam serviço ao público: Núcleo de Prática Jurídica, Clínica de Psicologia, Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, entre outros. A expectativa da instituição com os projeto é atingir uma comunidade de 30 mil pessoas por ano. A internacionalização, uma das metas do centro universitário, é aplicada por meio de parcerias com 35 universidades estrangeiras. Uma novidade do ano passado é o espaço Conecta, local multimídia com estações de trabalho em coworking.

 

Cursos

Confira as graduações oferecidas no momento:

1. Administração
2. Ciências contábeis
3. Gestão de recursos humanos
4. Gestão pública
5. Biomedicina
6. Ciências biológicas (bacharelado)
7. Ciências biológicas (licenciatura)
8. Educação física (bacharelado)
9. Educação física (licenciatura)
10. Enfermagem
11. Farmácia
12. Odontologia
13. Psicologia
14. Radiologia
15. Análise e desenvolvimento de sistemas
16.Arquitetura e urbanismo
17. Design de interiores
18. Design gráfico
19. Engenharia civil
20. Engenharia mecânica
21. Jogos digitais
22. Sistemas de informação
23. Ciência política
24. Direito
25. Pedagogia (licenciatura)
26. Relações internacionais

 

Informações

Saiba mais pelo site.