Ensino_EnsinoSuperior

No DF, apenas cursos da UnB e da Escs conseguem conceito 5 no Enade 2016

Resultados do exame que avalia o ensino superior no Brasil foram apresentados nesta sexta-feira (1º). A edição mais recente se concentrou em graduações de saúde, ciências agrárias, produção alimentícia, recursos naturais e segurança

Daniel Cardozo, Especial para o Correio
postado em 01/09/2017 11:00

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2016 avaliou 4.300 cursos de 18 áreas em 997 instituições de ensino de 942 municípios 27 unidades da Federação. No total, a prova teve 216.064 estudantes inscritos e 195.757 participantes. No ano passado, foram avaliados bacharelados e licenciaturas de saúde, ciências agrárias e áreas afins, além de cursos tecnológicos de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.


Enfermagem foi o curso com maior número de alunos no exame: foram 35.713 inscritos, dos quais 32.895 compareceram à prova. No outro extremo, tecnologia em gestão hospitalar foi a formação com menor número de participantes: 750 inscritos e 646 presentes no teste. Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Representantes dos órgãos comentam os resultados em coletiva de imprensa marcada para as 11h desta sexta-feira (1;).


Na edição de 2016 do Enade, apenas cursos de instituições de ensino superior públicas do Distrito Federal conseguiram conceito 5 (o máximo): as graduações em enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) e em enfermagem, serviço social, nutrição, farmácia, fisioterapia e educação física da Universidade de Brasília (UnB). Tanto a formação em medicina da Escs quanto a da UnB receberam o conceito 4 ; os únicos na área em Brasília com essa pontuação, já que os cursos da Universidade Católica de Brasília (UCB) e da Faculdades Integradas da União Educacional Do Planalto Central (Faciplac) tiraram 2.

Por dentro do DF
Com conceito 4, aparecem cinco cursos da UnB: agronomia, odontologia, farmácia, medicina veterinária e fonoaudiologia. A Universidade Paulista (Unip) conseguiu a mesma pontuação em farmácia, fisioterapia, nutrição, biomedicina, educação física e tecnologia em radiologia. O Centro Universitário Euro-Americano (Unieuro) aparece com farmácia e educação física. O Centro Universitário Iesb também aparece com dois cursos: serviço social e enfermagem. A Faculdade LS conquistou conceito 4 em enfermagem e tecnologia em gestão hospitalar. A Universidade Católica de Brasília (UCB) figurou no rol com biomedicina. A Faculdade de Tecnologia CNA conseguiu 4 em tecnologia em agronegócios. A Faculdades Integradas Promove de Brasília conseguiu 4 em agronomia.


No extremo oposto, tiraram conceito 1 no Enade os cursos de farmácia da Faculdade Anhanguera de Brasília, serviço social da UCB, de fonoaudiologia da Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan) e de medicina veterinária da Faculdades Promove. Apenas o curso de nutrição da Anhanguera ficou sem conceito no exame: nenhum dos 12 alunos inscritos apareceu para fazer a prova. Confira o desempenho completo de todos os cursos do DF em documento elaborado pelo Eu, Estudante.

Avaliação dos cursos

O desempenho dos alunos no Enade é um dos critérios para a qualidade das instituições de ensino. Outros fatores são estrutura e corpo docente. Os testes são aplicados em ciclos de três anos. Ou seja, cursos na área de saúde, ciências agrárias e áreas afins, além de cursos tecnológicos de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança terão sua vez novamente em 2019. Nesse tempo, as faculdades que não tiveram resultados favoráveis terão acompanhamento para melhoria de qualidade.

O secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Henrique Sartori, explica que o governo federal se reúne com essas instituições e monitora as adequações. ;Os dirigentes propõem medidas para ajustamento de organização, proposta e oferta de curso. Geralmente, os diretores prometem adequação da carga horária, contratação de professores e isso tudo vai refletir no desempenho desses índices;, afirma.

Resultados
No total nacional, 40% dos cursos conseguiram conceito 3 no Enade; 23% tiraram 2; 4%, 1; e 2% ficam sem conceito. Já o conceito 5, o mais alto, foi alcançado por apenas 6% dos cursos; enquanto 25% das graduações chegaram ao conceito 4. Entre as formações com a nota máxima, 16% eram de instituições públicas e 3% de faculdades particulares. Confira detalhes sobre o desempenho nos gráficos abaixo:

Resultados Enade 2016
Média da formação geral, por área
Resultados comparáveis entre as áreas

Mesma prova aplicada aos estudantes de todas as áreas

Médias de FG (Formação geral), CE (Conhecimentos específicos) e nota geral por área

Resultados do exame que avalia o ensino superior no Brasil foram apresentados nesta sexta-feira (1º). A edição mais recente se concentrou em graduações de saúde, ciências agrárias, produção alimentícia, recursos naturais e segurança

Médias de FG, CE e nota geral por área

Resultados do exame que avalia o ensino superior no Brasil foram apresentados nesta sexta-feira (1º). A edição mais recente se concentrou em graduações de saúde, ciências agrárias, produção alimentícia, recursos naturais e segurança

Perfil dos alunos
O questionário socioeconômico revelou que 74,4% dos universitários avaliados são solteiros, 61,5% são os primeiros da família com acesso à educação superior, 56,4% não trabalham, 54,6% moram com pais ou parentes, 51,7% são brancos, 46,9% têm até 25 anos, 44,7% têm gastos financiados pela família, 42,8% estudam de uma a três horas por semana, 29,5% têm renda familiar de 1,5 a três salários mínimos e 29,6% ingressaram por meio de políticas afirmativas (a maior parte por ter estudado em escola pública).
A medida mais comum de auxílio foi o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), responsável por 27,2% das matrículas. Há ainda alunos que acumularam bolsa parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni) com Fies parcial. No total, 36,5% dos respondentes foram beneficiados por ProUni e/ou Fies.

Desde 2013, o Enade só avalia estudantes concluintes. A última vez que estudantes ingressantes foram avaliados foi em 2010. Os estudantes que fizeram a prova podem consultar o boletim individual pelo .

Pouco estudo
O questionário aplicado aos estudantes revelou que 42,8% estudam entre uma e três horas por semana. Os que afirmam apenas assistir aulas representam 2,8%. Foram 29,8% dos entrevistados que disseram estudar entre quatro a sete horas a cada sete dias. Entre oito a 12 horas de estudo foi a resposta de 12,9% dos estudantes. Outros 11,6% são os que acumulam 12 horas ou mais horas semanais de leitura.

;De fato, são poucas horas por dia. Cada vez mais o mundo do trabalho exige uma formação constante que é feita por cada estudante e seu futuro profissional depende disso. As demandas que terão que enfrentar exigem estudo contínuo;, opina a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini.

Já a diretora de avaliação da educação superior, Mariângela Abrão, chama a atenção para a idade em que os cursos são concluídos. ;Menos de 50% estão se formando dentro da faixa etária considerada adequada. É possível fazer análises em relação à questão econômica do país. Muitos abandonam os estudos para trabalhar e depois retornar em uma idade mais avançada para concluir os estudos;, resume.

Confira a lista completa de graduações avaliadas no Enade 2016

>Bacharelados e licenciaturas
>
Agronomia
>
Biomedicina
>
Educação física
>
Enfermagem
>
Farmácia
>
Fisioterapia
>
Fonoaudiologia
>
Medicina
>
Medicina veterinária
>
Nutrição
>
Odontologia
>
Serviço social
>
Zootecnia
>
Cursos tecnólogos
>
Agronegócio
>Estética e cosmética
>
Gestão ambiental
>
Gestão hospitalar
>
Radiologia

Confira os resultados completos do Enade 2016
Confira os resultados do Resultado do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) 2016
Confira apresentação do MEC sobre os resultados Enade/IDD 2016

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação