ENSINO SUPERIOR »

Estudantes discutem novas regras do fundo de financiamento

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 05/09/2017 20:51

 

Começou há pouco a audiência pública da comissão mista que analisa a medida provisória (MP) 785/17, que modifica as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os deputados e senadores do colegiado vão ouvir a posição dos estudantes sobre o assunto. A comissão mista já debateu as alterações no fundo com professores e demais representantes da área de educação.

 

A medida provisória determina três modalidades de funcionamento do Fies. Segundo o governo, as novas formas de crédito estudantil diminuem os riscos dos financiamentos, que passam a ser divididos entre o governo, universidades e bancos, de acordo com cada modalidade.

 

Convidados
Para discutir o tema, foram convidadas:
- a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias;
- a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Camila Lanes; e
- a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG),Tamara Naiz.

Participação popular
A audiência pública ocorre no plenário 7 da ala Alexandre Costa, no Senado.

A discussão tem caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. A Câmara lançou, no portal e-Democracia, um espaço para participação popular na análise da MP que altera as regras do Fies.

 

Além disso, quem tiver interesse em participar com comentários ou perguntas também pode enviá-los por meio do Portal e-Cidadania e do Alô Senado, por meio do número 0800612211.