Educação superior

Capes encerra inscrições para dois programas internacionais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 13/09/2017 20:24

Encerram nesta sexta-feira, 15, as inscrições para dois programas internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). São eles o Capes/Nuffic, que concede bolsas de doutorado, pós-doutorado e graduação sanduíche em instituições de educação superior brasileiras e holandesas, e o Capes/WBI, destinado a apoiar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e belgas. 

 

A Organização Neerlandesa para a Cooperação Internacional em Educação Superior (Nuffic) irá contemplar as áreas de ciências biológicas, engenharias, ciências médicas (ciências da saúde), ciências agrícolas, ciências sociais aplicadas, ciências humanas e artes. Entre os benefícios previstos pelo programa Capes/Nuffic, destacam-se bolsas de estudo e auxílio deslocamento para estudantes brasileiros em missão de estudos, diárias e auxílio deslocamento para docentes doutores brasileiros em missão de trabalho, seguro saúde e recursos de custeio para despesas relativas às atividades desenvolvidas no Brasil.

 

Já o Wallonie Bruxelles International (WBI) é o organismo responsável pelas relações internacionais da Bélgica e tem como um dos focos de atuação a cooperação na área educacional, com vistas à difusão da cultura e à inserção internacional de suas instituições de ensino e pesquisa. As especialidades do edital são ciências biológicas e da saúde, agroindústria, engenharias (nas especialidades mecânica, transporte e logística, aeronáutica e espacial) e meio ambiente.

 

As propostas ao programa Capes/WBI devem ser apresentadas pelo coordenador brasileiro à Capes e pelo coordenador belga ao WBI. As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet. As propostas selecionadas serão contempladas com missões de trabalho, missões de estudo e recursos de custeio.

 

Acesse mais informações sobre o Capes/Nuffic e confira o edital do Capes/WBI.