Ensino_EnsinoSuperior

Inep divulga cronograma do Censo da Educação Superior 2017

postado em 23/11/2017 18:37
A portaria que estabelece o cronograma de etapas e atividades do Censo da Educação Superior 2017 foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira, 23. A coleta dos dados será feita somente pela internet, por meio do Sistema do Censo da Educação Superior (Censup). As informações do sistema de coletas deverão ser preenchidas por todas as Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras, sejam elas públicas ou particulares.

O período de atualização do cadastro do Pesquisador Institucional (PI) será no período de 14 de dezembro e 31 de janeiro de 2018. A atualização é de responsabilidade do representante legal e do PI da IES. As demais etapas seguem o seguinte cronograma:

Cronograma Censo Educação Superior 2017:

1/2/18 ; Abertura do Sistema do Censo da Educação Superior (Censup) na internet para entrada de dados
1/2 a 24/4/18 ; Coleta de dados, por digitação nos questionários eletrônicos e por importação de dados pela internet
25/04 a 4/6/18 ; Verificação da consistência, conferência, ajustes e validação dos dados coletados
5/6 a 2/7/18 ; Consolidação e homologação dos dados
3/7 a 3/9/18 ; Preparação dos dados
14/9/18 ; Divulgação do Censo da Educação Superior
A exatidão e a veracidade das informações prestadas são de responsabilidade do represantante legal de cada IES. O Pesquisador Institucional, indicado pelo representante da IES, é o representante oficial da instituição junto ao Inep. Cabe ao PI responder os questionários, verificar e corrigir os dados declarados e responder a questionamentos do Inep referentes ao Censo da Educação Superior. Não havendo a substituição do Pesquisador Institucional para o Censo 2017, o próprio PI deverá confirmar e atualizar os dados cadastrados no sistema Censup.
Censo da Educação Superior ; O levantamento é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e participação das IES em programas do Ministério da Educação, como o Prouni, o Fies e as bolsas da Capes. Ele também subsidia a avaliação, a supervisão e o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores da qualidade da Educação Superior. Os dados do Censo também compõem o Indicador Aluno Equivalente - Graduação, utilizado para a distribuição de recursos orçamentários para as universidades federais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação