Ensino_EnsinoSuperior

Iesb e Unieuro superam UnB em enfermagem e farmácia na avaliação do MEC

Avaliação do MEC revela os melhores cursos de saúde e agronomia. A graduação em nutrição da Faculdade Anhanguera de Brasília recebe a pior nota

Eu, Estudante
postado em 28/11/2017 18:07
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nessa segunda-feira a avaliação de cursos oferecidos por instituições de ensino superior segundo o Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2016. As áreas avaliadas são saúde, agronomia e similares; além de eixos tecnológicas em ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.

O índice aponta que a graduação em enfermagem no Centro Universitário Iesb e o curso de farmárcia do Centro Universitário Euro-Americano (Unieuro) foram as mais bem avaliadas no Distrito Federal, superando a Universidade de Brasília (UnB) nesses cursos. A UnB aparece no ranking da 3; (com medicina veterinária) até a 16; (bacharelado em educação física).

Os valores atribuídos aos cursos variam em faixa de 1 a 5. Já o CPC contínuo é a nota real, mas cursos que tiraram CPC Contínuo maior ou igual a 3,945 em todos os componentes recebem a nota 5 no CPC Faixa. Foi o caso das graduações em enfermagem do Iesb e em farmácia do Unieuro, que ficaram com nota máxima no CPC Faixa, as únicas entre 94 cursos no DF. As 65 colocações seguintes receberam nota 4. A última posição ficou com o curso de enfermagem da Faculdade Anhanguera de Brasília.
[SAIBAMAIS]O índice avalia com base no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no Indicador da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e em insumos referentes às condições de oferta ; corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Ao todo são 18 áreas de enquadramento avaliadas, que contemplam 13 bacharelados (agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia) e outras cinco fazem parte de eixos tecnológicos (agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia).

Ranking dos cursos de medicina

Em âmbito nacional, o curso de medicina da UnB só perde para o da Universidade Federal De Viçosa (UFV) ; único do ramo a atingir faixa 5 no conceito. Em terceiro está a Universidade Federal De Sergipe (UFS).

A Universidade Estadual de São Paulo (USP) e demais instituições cujos estudantes não prestam Enade não foram avaliadas. Ao todo, 176 cursos de medicina constam na planinha divulgada pelo Inep. A última posição ficou com o Centro Universitário de Caratinga (Unec).

Quais são as melhores instituições do Brasil

O Inep divulgou o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2016. O indicador mede a qualidade de faculdades, centros universitários e universidades do Brasil. No ranking das universidades, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi a primeira colocada, seguida da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A UnB aparece na 11; posição. No total, 229 instituições de ensino foram avaliadas.
No DF, além da Universidade de Brasília, a primeira colocada em nível local, apenas outras duas entidades constam na planilha divulgada pelo Inep, são elas: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e a Universidade Católica de Brasília (UCB). O IFB ficou em segundo lugar no ranking local e em 51;, no nacional. A UCB aparece na terceira colocação entre as instituições do DF e na 122;, na listagem geral.
O IGC leva em conta a média dos CPCs do último triênio, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal disponível, a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.
Confira os rankings dos cursos por instiuição no DF, dos cursos de medicina em âmbito nacional e das Instituições de ensino superior em âmbito nacional:

Ranking dos Cursos no DF

Ranking dos Cursos de Medicina

Ranking das Instituições de Ensino Superior

As tabelas completas podem ser conferidas nas páginas do CPC e do IGC.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação