Presidente da República sancionará Lei do Novo Fies nesta quinta (7)

Destinado a financiar estudos de universitários, novo Fundo de Financiamento Estudantil promete mais de 100 mil vagas a estudantes de baixa renda

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 06/12/2017 19:39 / atualizado em 06/12/2017 19:45

Nesta quinta-feira (7), o presidente da República, Michel Temer, sancionará a Lei do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), destinado a financiar os estudos de universitários em cursos não gratuitos. No Palácio do Planalto, a solenidade contará com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho.

Em 2018, deverão ser oferecidas 310 mil vagas para estudantes do ensino superior, segundo o governo. Cerca de um terço destas vagas serão destinadas a alunos de baixa renda das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com taxa de juros real igual a zero. 

No modelo vigente até aqui, a taxa é de 6,5 por ano. Além disso, o Novo Fies encerra o período de carência para pagamento da primeira parcela. Antes estipulado em 18 meses, ele passará a ser móvel. Em recente entrevista ao CB Poder, da TV Brasília, Mendonça Filho comemorou e explicou o novo formato. “No modelo novo, o aluno só começa a pagar o financiamento depois de concluído o curso, de modo vinculado à sua renda”, disse na ocasião.