Ensino_EnsinoSuperior

Com mais de 239 mil vagas, inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira

Estudantes que participaram do Enem e não zeraram a redação têm até a sexta-feira para indicar a instituição de ensino e o curso que pretendem fazer. Ao todo são oferecidas 239.716 vagas em 130 universidades e institutos pelo país

Karine Rodrigues*
postado em 23/01/2018 08:13
Na Universidade de Brasília, quem participou do SisUnB tem hoje e amanhã para conferir o resultado individual do Programa de Avaliação Seriada (PAS)
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram à zero hora de hoje para os interessados em uma vaga em universidades ou institutos mantidos pelo governo. Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, não zerou a redação e não fez as provas apenas para treinar pode se inscrever no site do Ministério da Educação (MEC) até a próxima sexta-feira, 26, às 23h59. Para participar, é preciso ter em mãos o número de inscrição e senha cadastrados no Enem do ano passado.

Estudantes espalhados pelo país disputam 239.716 vagas oferecidas em 130 instituições, entre universidades e institutos federais, estaduais e distrital ; caso da Escs (Escola Superior de Ciências da Saúde). Na Universidade de Brasília (UnB), são 1.988 vagas ofertadas. Durante o prazo de inscrições, o candidato escolhe até duas opções de curso, por ordem de preferência. Também é possível conferir a nota de corte parcial de cada instituição a cada dia e mudar de opção quantas vezes quiser, até o último dia. As escolhas feitas por último é que valerão.

Cálculo da nota

A média que aparece no boletim de desempenho do Enem não equivale à nota do candidato no Sisu. Cada universidade ou instituto tem critérios específicos, incluindo pré-requisitos e pesos diferenciados atribuídos a cada matéria, de acordo com a graduação escolhida. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), por exemplo, no curso de ciências sociais, a redação e a prova de linguagens têm peso dois; enquanto a de ciências humanas tem peso 4 e a de ciências da natureza e a de matemática contam como peso 1.

Fernando Ceresa, 18 anos, terminou o ensino médio no Colégio Marista João Paulo II no ano passado e sonha com uma vaga no concorrido curso de medicina. A Escs, a UnB e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estão na mira do candidato. Cada instituição atribui um peso a cada matéria cobrada no Enem. No caso da UnB, matemática e ciências da natureza têm pontuação mais alta (4). Já na Escs, as matérias com mais peso são redação (4), linguagens (4) e ciências humanas (3). A UFSCar prioriza ciências da natureza e linguagens (2). Por isso, o resultado ainda é uma incógnita para Fernando. ;Estou com boa expectativa e tenho esperanças de passar, principalmente na Escs;, diz.

O resultado da chamada regular está previsto para a próxima segunda-feira,29, e o período de matrícula começa no dia seguinte e vai até 1; de fevereiro. Para participar da lista de espera, é necessário que o candidato manifeste interesse entre 29 de janeiro e 7 de fevereiro. A convocação da lista de espera está prevista para 9 de fevereiro.

UnB/PAS

Os estudantes que participaram do Sistema Informatizado de Seleção para a Universidade de Brasília (SisUnB), do Programa de Avaliação Seriada (PAS), podem consultar o desempenho individual provisório hoje e amanhã no sistema. Será possível conferir o escore bruto e os argumentos finais, calculados tanto para cursos do grupo I quanto para cursos do grupo II. Os participantes podem mudar a opção de curso quantas vezes acharem necessário, mas devem ficar atentos, pois a última opção será a válida. O resultado final sai em 26 de janeiro.

*Estagiária sob supervisão de Ana Paula Lisboa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação