Filas de até oito horas para matrícula causam transtornos na UnB

Informações desencontradas e ausência de orientação estão entre os problemas apontados pelos aprovados em PAS, Sisu e vestibular de cursos que exigem certificação de habilidades específicas-seleções que ofereceram, juntas, mais de 6,3 mil vagas na universidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 05/02/2018 19:16 / atualizado em 06/02/2018 19:02

Arquivo Pessoal

 

 

Alunos que foram à Universidade de Brasília (UnB) nesta segunda-feira (5) para fazer o registro acadêmico relatam problemas no atendimento, filas de até oito horas de espera e falta de organização para instruir os selecionados em meio às informações que chegam desencontradas. Aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), no PAS (Programa de Avaliação Seriada) e no vestibular de cursos que exigem habilidades específicas têm prazo entre esta segunda (5) e quarta-feira (7) para se matricular e garantir a vaga. No total, a UnB ofereceu respectivamente, 1.988, 4.222 e 101 pessoas foram aprovadas nesses processos seletivos, totalizando 6.311.


Maria de Jesus Belota, 38 anos, é amazonense e mora há cinco anos na capital federal. Ela foi fazer a matrícula do sobrinho, Alberto de Alcântara, que passou para o curso de direito noturno. A mulher chegou à fila por volta das 15h30 e se mostra decepcionada com a falta de preparo e de orientação por parte da universidade. “Estou abismada com a desorganização da UnB, que, após um um vestibular concorrido e tão difícil, oferece a quem passou uma situação de caos", reclama. “Fiquei mais de uma hora no mesmo lugar e não andei nada", diz.

 

Arquivo Pessoal
 

 

Ela chegou a ficar durante uma hora na fila errada (para o curso diurno) devido à falta de informação e organização. "Em alguns anfiteatros, estavam dando senhas para alunos dos cursos diurnos que não foram atendidos voltarem nesta terça (6)", conta. "Encontrei apenas quatro atendentes trabalhando para fazer a matrícula de todos os cursos noturnos. Não tenho esperança de conseguir matricular o Alberto hoje. A minha expectativa é de receber uma senha”, completa.

 

 

Arquivo Pessoal



O aposentado Marcos Linhares, 60 anos, acompanhou a filha, Júlia Linhares, para fazer a matrícula na UnB. A jovem passou pelo Sisu para engenharia mecânica. Pai e filha estão há mais de quatro horas na fila e se queixam de falta de informações. “Só em um dos locais de atendimento existem mais de 200 pessoas atrás de mim. Tem fila do lado de fora, sob sol e chuva. Não há pessoas orientando ou esclarecendo se tem perspectiva de atender hoje. É uma grande desorganização”, critica. “As poucas informações que chegam são desencontradas. Estamos esperando, não sabemos se seremos atendidos hoje, se serão distribuída senhas ou se vão dizer que se encerrou por hoje e devemos voltar amanhã”, completa.

 

 

Arquivo Pessoal
 

 

 

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da UnB se manifestou por meio de nota. Confira na íntegra:

"O Decanato de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília (DEG/UnB) informa que o atendimento para pré-registro dos estudantes selecionados pelo PAS, Sisu e VHE (vestibular para cursos que exigem certificação de habilidades específicas) foi dimensionado para atender a todos em três dias, de 5 a 7/2.

As filas observadas hoje se deram porque houve priorização de comparecimento no primeiro dia, por parte dos selecionados, e pelo fato de muitos jovens virem acompanhados por familiares. O processo de pré-registro acontece normalmente em seis anfiteatros, sendo dois dedicados exclusivamente aos egressos das escolas públicas. A UnB disponibilizou 16 atendentes no horário de 8h as 12h e de 14h as 18h para os cursos diurnos e de 14h as 20h para os cursos noturnos. As pessoas que não foram atendidas no dia de hoje já estão na posse de senhas para atendimento amanhã.

 

 

Arquivo Pessoal
 

 

 

É importante destacar que, antes de comparecer pessoalmente, o estudante precisa digitalizar e enviar toda a documentação pelo site do Cebraspe. No caso em que os documentos sejam enviados no dia 7/2, o estudante deve comparecer pessoalmente no mesmo dia.

 

 

Arquivo Pessoal
 

 

 

Outras informações estão disponíveis em:



*Estagiário sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa