Ensino_EnsinoSuperior

Avaliações e rankings da educação são temas de livro da EdUFSCar

A obra, que também será disponibilizada em formato digital, foi lançada ontem

Eu, Estudante
postado em 23/03/2018 10:30
São cada vez mais comuns avaliações e rankings na área de educação. Mas, afinal, o que é um ranking? O que significam essas avaliações? Em quais contextos elas estão inseridas? Qual seu papel na formulação de políticas públicas educacionais? Com o intuito de responder a essas perguntas, os professores José Carlos Rothen e Andréia da Cunha Malheiros Santana organizaram o livro "Avaliação da Educação - referências para uma primeira conversa", publicado pela Editora da Universidade Federal de Carlos (EdUFSCar).

A ideia surgiu quando Rothen, docente do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar, ministrou uma disciplina no curso de pedagogia sobre avaliação da educação e notou a falta de um material que sistematizasse as principais questões sobre o assunto.

A obra traz 11 artigos, que abordam desde a história da avaliação da Educação a partir do caso brasileiro e francês; a constituição do Estado avaliativo; a avaliação da educação e o cenário midiatizado de responsabilização; os rankings acadêmicos da educação superior; as repercussões da avaliação como instrumento de regulação da política educacional; até as contribuições para o planejamento e para a gestão institucional.

O lançamento de "Avaliação da Educação - referências para uma primeira conversa" ocorreu ontem (22), no câmpus São Carlos da UFSCar. O evento é aberto ao público e, na ocasião, também será lançado o e-book, que estará disponível gratuitamente para download no site.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação