SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Mestrado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 18/10/2012 17:29

Blog do Planalto

A pós-graduação stricto sensu, diferentemente dos cursos lato sensu, que se dividem em especialização e MBA (Master in Bussiness Administration), abrangem programas de mestrado, mestrado profissional e doutorado. Tal formação é indicada principalmente para alunos que desejam seguir carreira acadêmica, nos campos de ensino e pesquisa.
O processo seletivo para mestrado varia de acordo com a instituição, mas, em geral, o candidato envia seu currículo para análise, elabora e apresenta um projeto de pesquisa, participa de uma entrevista e realiza provas de línguas, conhecimentos gerais e específicos.

Ao longo do programa, que dura em média dois anos e meio, o aluno realiza pesquisas acerca do assunto escolhido, frequenta as aulas e comparece a eventos, congressos, palestras e conferências relacionados ao tema. Para obter o diploma, o mestrando deve ter o trabalho de pesquisa – dissertação ou tese – submetido a uma banca examinadora, geralmente formada pelo professor orientador e dois docentes convidados, especialistas no tema. No caso do mestrado profissional, similar ao mestrado acadêmico, a prioridade são conteúdos e práticas importantes para o mercado de trabalho. Em 2010, foi publicada a Portaria Conjunta nº 1, que garante aos estudantes bolsistas manter um vínculo empregatício, desde que tenham autorização do orientador e atuem em áreas compatíveis com a formação.

Gokhan Okur/SXC O Mestrado é indicado principalmente para alunos que desejam seguir carreira acadêmica, nos campos de ensino e pesquisa. O Mestrado é indicado principalmente para alunos que desejam seguir carreira acadêmica, nos campos de ensino e pesquisa.

Bolsas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia e confere notas aos cursos, também fornece, juntamente com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um número de bolsas a instituições públicas de ensino. A quantidade varia de acordo com itens analisados pela Capes, como infraestrutura, quantidade de alunos e nota de avaliação dada pela Capes, atualizada a cada três anos. Instituições privadas também recebem cotas. Desde 2007, a Capes lança edital e avalia os projetos de ensino apresentados. Se forem considerados relevantes, recebem bolsas.

Segundo números compilados pela Capes, no ano de 2009 foram registrados mais de mil programas de mestrado, com 93 mil matrículas, 35 mil alunos titulados e mais de 27 mil bolsas concedidas em todo o Brasil. Para visualizar outras informações a respeito do ranking dos cursos de mestrado, acesse o site Capes.

Confira todos os dados sobre as bolsas oferecidas pelo CNPq.
Tags:

publicidade

publicidade