SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Universidade russa oferece bolsas de estudo para mestrado em nanomedicina

Inscrições para programa de dois anos em Moscou seguem até 15 de fevereiro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 02/02/2015 19:12 / atualizado em 02/02/2015 19:18

A Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN) oferece 12 bolsas de estudo para mestrado em tecnologias inovadoras e nanotecnologia na medicina, produtos farmacêuticos e biotecnologia. A iniciativa é realizada em parceria com a Aliança Russa de Ensino Superior, sediada em São Paulo, que abriu as inscrições até 15 de fevereiro. Formados nas áreas de química, engenharia química, nanotecnologia, biotecnologia, farmácia, física, engenharia elétrica, eletrônica, automação ou tecnologia da informação, matemática ou áreas correlatas estão aptos a participar do processo seletivo.

Os interessados devem enviar diploma, histórico escolar e currículo completo digitalizados para secretaria@aliancarussa.com.br. A seleção será realizada por meio de análise curricular, com pré-seleção de candidatos pela Aliança Russa e decisão final pelo detamento de nanotecnologia da RUDN. O resultado sai em abril, e os escolhidos embarcam para a Rússia em agosto.

O mestrado tem duração de dois anos, e as aulas são ministradas em russo. Os selecionados estudarão o idioma russo na faculdade por nove meses, como parte do processo de preparação. A Aliança Russa auxiliará os escolhidos na realização de trâmites legais e burocraticos necessários para a viagem, a exemplo da solicitação de visto. A bolsa de estudos é integral, mas custos como passagens aéreas, moradia, alimentação, transporte e outros são por conta dos aprovados. Mais informações pelo telefone (11) 4551-3836 ou pelo e-mail secretaria@aliancarussa.com.br.

Campo de estudo

A nanomedicina é considerada por muitos especialistas uma área em franca exposição, pois aumenta a efetividade de tratamentos médicos. As chances de identificar e destruir células doentes e regenerar tecidos destruídos se elevam consideravelmente através da introdução de nanorrobôs no corpo do paciente. Aplicada à medicina, tal tecnologia permite que células tumorais ou infectadas por vírus sejam destruídas e que os processos químicos dos medicamentos sejam potencializados, atuando diretamente na lesão ou célula doente. O setor calcula investimentos globais em investigações e pesquisas de até US$ 1 trilhão (2,8 trilhões de reais) em 2015.

Sobre a Aliança Russa


A Aliança Russa é uma empresa destinada a desenvolver a troca de conhecimento científico entre Brasil e Rússia, especialmente com pesquisas nas áreas de ciência e tecnologia. Possui acordos com as principais insituições de ensino superior do país europeu e é a representante oficial das universidades públicas russas na América Latina. A Universidade Russa da Amizade dos Povos localiza-se no sul de Moscou é uma delas, atualmente com 57 programas de formação e aproximadamente 33 mil estudantes, incluindo a pós-graduação.

publicidade

publicidade