publicidade

Jovens brasileiros ganham concurso internacional de pesquisa

Na sétima edição do concurso, o Green Talents Award selecionou 27 cientistas entre os 550 candidatos de 90 países que participaram da competição. Os vencedores devem receber acesso aos maiores centros de pesquisa da Alemanha

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/10/2015 17:34 / atualizado em 23/10/2015 17:36

Pesquisadores brasileiros vencem a edição deste ano do concurso Green Talents Award, realizado pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBP). Na competição, jovens talentos da pesquisa compartilham projetos que abordam o tema de desenvolvimento sustentável. As propostas são escolhidas de acordo com a capacidade inovadora de tornar a sociedade mais sustentável compreendendo diversas áreas da economia.

 

Na sétima edição da seleção, um júri de especialistas alemãos selecionou os 27 cientistas que se destacaram entre os 550 candidatos de 90 países. Entre eles, três brasileiros foram selecionados - Paulo Tarso S. Oliveira, 30, de São Carlos (SP), phD em hidrologia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), que apresentou estudo sobre os processos hidrológicos e de erosão do solo no cerrado brasileiro; Larissa Marchiori Pacheco, 25, de Ribeirão Preto (SP), mestranda em administração pela Universidade de São Páulo (USP), com trabalho sobre fontes de energia renováveis; e Paula de Carvalho Machado Araújo, 29, mestranda em agricultura orgânica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e técnica do Instituto de Desenvolvimento Sustentável, que apresentou projeto para levantar informações sobre as plantas disponíveis na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, no município Marãa (AM).

Em 30 de outubro, os 27 ganhadores serão homenageados em cerimônia de premiação, que ocorrerá no Ministério da Educação e Pesquisa (BMBF), em Berlim. O evento contará com a presença de representantes das instituições participantes, membros do júri e outros convidados. De 19 a 30 de outubro, eles poderão interagir com especialistas de instituições renomadas e empresas de pesquisas do mundo como a Fraunhofer Fokus, KWB - Kompetenzzentrum Wasser Berlin (Centro de Competência para Água de Berlim), Ecologic Institut, Henkel e ThyssenKrupp Steel Europe, por meio de encontros promovidos pelo governo alemão. Os selecionados também são convidados a retornar à Alemanha para uma estadia de pesquisa financiada pelo governo alemão na instituição que escolherem.

Os interessados podem saber mais sobre o concurso pelo site www.greentalents.de.

publicidade

publicidade