Pós-graduação

Estágio e pós-doutorado no exterior têm resultado prévio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/02/2017 18:07

Os candidatos a bolsas no exterior dos programas de Estágio Sênior e de Pós-Doutorado no exterior podem conferir on-line o resultado preliminar. O definitivo será divulgado após a análise de todos os pedidos de reconsideração encaminhados pelos proponentes à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação.

 

A bolsa do programa de Estágio Sênior no Exterior promove o aprimoramento profissional e acadêmico a partir do desenvolvimento de atividades, fora do Brasil, de pesquisadores doutores que tenham vínculo com instituições de educação superior brasileiras e titulação obtida há mais de oito anos. É necessário, ainda, comprovar produção científica relevante.

 

O programa de Pós-Doutorado no Exterior promove estudos avançados posteriores à obtenção do título de doutor e oferece bolsas de estudos a pesquisadores que tenham o título de doutor há menos de oito anos. O objetivo é permitir ao profissional atuar de forma opcional na carreira de docente e pesquisador para complementar a formação com o desenvolvimento de projetos conjuntos e em parceria com instituições de excelência no exterior.

 

Os benefícios previstos para os selecionados em ambos os programas são mensalidade, seguro-saúde, auxílio-deslocamento, auxílio-instalação e adicional-localidade, quando for o caso. A duração da bolsa para realização dos projetos será definida com base no período aprovado pelas instituições de origem e de destino e no cronograma de execução proposto. Pode variar de um a 18 meses.

 

Os resultados preliminares podem ser conferidos nas páginas do programa de Estágio Sênior no Exterior e do programa de Pós-Doutorado no Exterior na internet.

 

Portal MEC